Geral

ONU aprova por unanimidade congelar os bens de Kadhafi

O Conselho de Segurança da ONU aprovou neste sábado (26) por unanimidade uma resolução que impõe sanções contra o regime de Muammar Kadhafi e seu entorno, como o bloqueio de todos seus bens no exterior e o embargo de armas. A resolução adotada pelos 15 membros do máximo organismo da ONU autoriza também que o […]

Arquivo Publicado em 27/02/2011, às 01h51

None

O Conselho de Segurança da ONU aprovou neste sábado (26) por unanimidade uma resolução que impõe sanções contra o regime de Muammar Kadhafi e seu entorno, como o bloqueio de todos seus bens no exterior e o embargo de armas.


A resolução adotada pelos 15 membros do máximo organismo da ONU autoriza também que o Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, abra uma investigação sobre as violações de direitos humanos nas quais incorreu o regime líbio.


“Obrigado pela adoção desta resolução. Representa apoio moral para o povo líbio”, disse o embaixador da Líbia, Abdurrahman Shalgam, que a considerou um “sinal para pôr fim” ao regime de Kadhafi.


O principal órgão de decisões da ONU adotou esta resolução em reunião que se prolongou durante quase nove horas e que se desenrolou a portas fechadas sob a Presidência rotativa da embaixadora do Brasil, Maria Luisa Ribeiro Viotti.


A resolução pede ao TPI que averigue a possível comissão de crimes de guerra e contra a humanidade durante a brutal repressão dos protestos, impõe um embargo total sobre as armas, proíbe viajar ao exterior e congela os bens de Kadhafi e de 21 pessoas de seu entorno, incluindo vários familiares e os altos cargos de seu governo.

Jornal Midiamax