Pular para o conteúdo
Geral

Novos confrontos assustam o povo líbio e faltam serviços básicos

Novos confrontos na Líbia assustaram a população neste sábado (27). Segundo o correspondente da TV Globo que está na Líbia, Marcos Uchôa, a noite deste sábado é a mais barulhenta e cheia de tiros desde que o repórter chegou a Trípoli, a capital do país. “A troca de tiros não cessou e, durante a tarde, […]
Arquivo -

Novos confrontos na Líbia assustaram a população neste sábado (27). Segundo o correspondente da TV Globo que está na Líbia, Marcos Uchôa, a noite deste sábado é a mais barulhenta e cheia de tiros desde que o repórter chegou a Trípoli, a capital do país.

“A troca de tiros não cessou e, durante a tarde, houve falta de tiros em alguns pontos da cidade, o que dá a impressão de que grupos leais que lutam a favor do ditador Muamar Kadhafi tenham saído às ruas”, disse o correspondente.

Existem relatos de moradores de carros de grupos pró-Kadhafi que estão passando pelas ruas e matando pessoas em vários bairros da cidade. Há também informações de que um reservatório de armas tenha sido saqueado.

 A população continua com problemas em sistemas essenciais. Falta luz todos os dias e há quatro dias não há água. Uchoa relata que faltam remédios em hospitais e também gasolina para o abastecimento de veículos.

Muitas pessoas estão deixando de trabalhar por medo e o governo convocou a população para tentar retomar a rotina.

O governo provisório tenta retomar a rotina do país e se preocupa com a questão de segurança e com a falta de combustível. Mas, para os rebeldes que passam o tempo todo pelas ruas, não faltam balas para tiros nem gasolina. Há um mercado negro de gasolina, pois todos os postos estão fechados.

Os telefones quase não funcionam e o lixo se espalha pelas ruas e as pessoas começam a reclamar. O pedido do governo para as lojas abrissem a partir deste sábado foi atendido por poucos. Mas as poucas que estão abertas tiveram grande movimento. Dentre os negócios que voltaram a funcionar há açougues e supermercados, fazendo a população comemorar a chegada de comida à cidade.

Aeroporto tomado pelos rebeldes

Os rebeldes anunciaram neste sábado (27) que controlaram todo o aeroporto internacional de Trípoli, na Líbia, mas admitiram a existência de combatentes leais a Muamar Kadhafi na área, que dispararam na sexta-feira (26) foguetes que destruíram três aviões civis na pista de pouso.

“Controlamos totalmente o aeroporto. Restam poucos focos de resistência na zona de Qafr ben Ghirshir”, a dois quilômetros de distância, disse Bashir al-Taibi, líder dos rebeldes que afirmam controlar o aeroporto.

Nas ruas de Qasr ben Ghishir, uma multidão festejava a “libertação”, aos gritos de “Kadhafi acabou para sempre”. “Ontem à noite, entre 60 e 80 carros do batalhão de Khamis Kadhafi, um dos filhos de Muamar Kadhafi, abandonaram a região e fugiram”, declarou Moktar Lakder, comandante da rebelião.

Vários habitantes confirmaram que veículos de partidários de Kadhafi deixaram a área, alguns com armas pesadas. Os combatentes leais a Kadhafi dispararam foguetes na sexta-feira e destruíram três aviões civis. Outras aeronaves foram atingidas.

De acordo com outro combatente rebelde, Basam Turki, ainda existem francoatiradores em Qafr ben Ghirshir. Os rebeldes líbios, que conquistaram na sexta-feira a principal passagem de fronteira com a Tunísia, prosseguiam avançando neste sábado ante o regime agonizante de Muamar Kadhafi.

 Combates esporádicos eram registrados na frente oriental e em Trípoli, enquanto vários países pediam a reconciliação. A comunidade internacional também quer evitar ações de vingança.

Um comboio com seis carros blindados que poderia transportar altos dirigentes líbios, incluindo Kadhafi, passou na sexta-feira pela fronteira entre Líbia e Argélia, informou a agência oficial egípcia Mena, citando uma fonte militar líbia rebelde.

“Seis Mercedes blindados passaram na manhã desta sexta-feira pela cidade de Ghadames”, revelou a agência, que cita um conselheiro militar líbio desta localidade situada na fronteira com a Argélia. O comboio foi escoltado até sua entrada na Argélia pelo chefe de uma “katiba” (brigada), explicou o militar rebelde, acrescentando que não pôde atacá-lo por falta de munição.

“Pensamos que transportavam altos dirigentes líbios, possivelmente Kadhafi e seus filhos”. Kadhafi está desaparecido desde a entrada dos rebeldes em Trípoli, no final de semana passado.

Uma fonte do governo argelino, no entanto, considerou pouco provável a entrada de Kadhafi no país. A Argélia afirma que mantém uma “estrita neutralidade” e se nega a interferir nos assuntos internos do país vizinho. Argel não reconheceu o Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político da rebelião.

Na região oeste da Líbia, os rebeldes assumiram o controle de Ras Jdir, área de fronteira com a Tunísia, e hastearam a bandeira da rebelião. Na frente oriental, a Otan informou neste sábado que continua bombardeando Sirte, cidade natal de Kadhafi, e afirmou ter destruído, entre outros equipamentos, 11 veículos com armas e um blindado.

De acordo com um colaborador da AFP, na frente oriental, os combatentes leais a Kadhafi resistem em Ben Yawad, 140 km ao leste de Sirte. Também eram registrados confrontos em Ras Lanuf, 20 quilômetros mais ao leste.

Em um clima ainda tenso, a ONU, a União Africana (UA), a Liga Árabe e a União Europeia (UE) pediram a todas as partes no conflito que evitem represálias, anunciou Catherine Ashton, chefe da diplomacia da UE.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Juíza de futebol registra B.O. por perseguição contra técnico que não aceita mulher apitar jogo

Homem é levado à Delegacia após denúncias de cárcere privado contra a mulher e dois filhos

Presidentes dos EUA e Rússia conversam durante funeral do Papa Francisco

São Paulo arranca empate contra Ceará na Arena Castelão

Notícias mais lidas agora

Prefeitura decreta situação de emergência na saúde e UPAs serão usadas para internação em Campo Grande

Após decreto de emergência, vacina contra a gripe será liberada para toda a população de Campo Grande

Acordo da JBS com MPMS pode enterrar ação contra mau cheiro em Campo Grande

Duas mulheres saem na porrada e uma delas tem celular arremessado contra o rosto

Últimas Notícias

Cotidiano

Domingo em MS será com possibilidades de chuvas e formação de ciclone

Na Capital são previstas mínimas entre 22°C e 23°C

Charge

Abre e fecha

Polícia

Homem agride companheira que recusou sair com ele à noite porque estava bêbado

Mulher deu tapa no rosto do companheiro após ele xingá-la

Brasil

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 8 milhões no próximo sorteio

50 apostas acertaram a quina e cada uma receberá R$ 38 mil