A Unidade Regional de Perícia e Identificação de Fátima do Sul, órgão responsável pelo serviço a identificação datiloscópica, já esta expedindo desde ontem, segunda-feira (15), as novas cédulas de identidade (RGs), utilizando-se o novo sistema de impressão digital.

Willian da Silva Oliveira foi o primeiro requerente a fazer a nova carteira de identidade na cidade de Fátima do Sul. A reportagem do Fátima News, o jovem disse “estou surpreso com a rapidez na emissão do documento,realmente vai ser um grande beneficio para a toda a população, ainda mais para aquelas pessoas que já trabalham, é o avanço da tecnologia”, sorriu o Willian.

A expedição do RG custa R$ 23,84, pela primeira emissão do documento. Já a 2ª Via do documento custa R$ 64,00, e é feita uma análise mais apurada e custa “Pode ser um bandido querendo assumir identidade de terceiro (crime de falsidade ideológica) ou ainda tentando obter uma certidão falsa”, explica Elisângela Silva, chefe da URPJ em Fátima do Sul.

O RG é um documento exclusivo para o cidadão brasileiro. Seu número é único, exclusivo e não será reutilizado mesmo depois da morte do portador. Estrangeiros e naturalizados portam outro documento, o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) que é emitido pela Polícia Federal.

Já efetivado o sistema, a tendência é que seja reduzido o tempo entre o pedido e a emissão do RG de 30 dias para algumas horas, dando maior agilidade e rapidez na Carteira de Identidade.

No sistema antigo, a foto é colada e o usuário pode plastificar o documento, impresso normalmente em papéis de diferentes tipos. O novo RG é mais difícil de falsificar – utiliza impressão a laser em alto-relevo do texto e da foto, padroniza o papel-moeda como único permitido para a impressão, não pode ser plastificado e deve ser preservado um envelope plástico transparente.

O chip contido na nova Carteira de Identidade reúne também informações como gênero, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição e data de validade do cartão, além de informações referentes a outros documentos, como título de eleitor, CPF, etc.

A Unidade de Fátima do Sul, está localizada na Rua Presidente Dutra, 1261, junto a Delegacia de Atendimento a Mulher, funcionando de segunda a sexta-feira dás 08h ás 17hs.
Além da chefe da URPJ em Fátima do Sul Elisângela Silva, atuam na unidade os Peritos Papiloscopistas, Francisco Carlos de Souza e Christiane Sá.