Pular para o conteúdo
Geral

Mutirão contribui para evitar doenças endêmicas no Vitória Régia

Ação integrada entre equipes da Vigilância Epidemiológica, do Centro de Controle de Zoonoses e da Rede de Atenção Básica à Saúde, está contribuindo para eliminação de focos de doenças endêmicas na região do Vitória Régia, parte alta da cidade. Nesta sexta-feira, servidores da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Corumbá deram sequência a um programa […]
Arquivo -

Ação integrada entre equipes da Vigilância Epidemiológica, do Centro de Controle de Zoonoses e da Rede de Atenção Básica à Saúde, está contribuindo para eliminação de focos de doenças endêmicas na região do Vitória Régia, parte alta da cidade. Nesta sexta-feira, servidores da Secretaria de Saúde da Prefeitura de deram sequência a um programa de zoneamento compartilhado, que está permitindo ‘limpar’ todos os imóveis existentes na área de atendido da equipe da Estratégia de Saúde da Família do Vitória Régia. Em menos de duas horas de trabalho, os técnicos retiraram um caminhão caçamba, lotado de todo tipo de material, como pneus, caixas de isopor, entre outros, depositado pelos próprios moradores na calçada.

“Esta é a terceira ação na área de atuação da nossa Unidade de Saúde. Estamos fechando a região e o resultado já pode ser considerado positivo, principalmente no caso da dengue”, explicou a enfermeira Edneia Félix, responsável pela Unidade Básica do Vitória Régia. “Em relação aos anos anteriores, houve uma queda nos casos de dengue este ano. Isto mostra que o trabalho está sendo importante e que a população está sendo parceira, retirando todo tipo de material que possa servir de foco para doenças”, completou.

A enfermeira observou que o trabalho está obtendo resultado positivo graças à integração entre as equipes dos três setores da Secretaria de Saúde, e o apoio que estão encontrando da população. Conforme ele, os agentes comunitários de saúde estão visitando os moradores, buscando a conscientização dos mesmos, para manter seus domicílios limpos. “A comunidade tem que contribuir, ajudar manter a limpeza. Isto está acontecendo no Vitória Régia”, elogiou.

Além de recolher todo tipo de material que não é retirado pelo serviço normal de coleta de lixo, as equipes aproveitaram a ação para mais um contato com os moradores. Ângela Gomes, 40 anos, dona de casa e mãe de quatro filhos, residente na Rua Paraná, foi uma das visitadas. Na frente de sua casa, dois reservatórios de água a nível de solo. Um estava com a tampa e o outro, aberto. Um agente de endemias conversou com ela, mostrou a importância de manter o recipiente fechado, para evitar que o mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue) possa depositar seus ovos no local.

O agente já se preparava para instalar uma capa no reservatório quando a proprietária avisou não ser necessário. “Já tenho. Retirei agora pela manhã para lavar e colocar de volta”, avisou. A enfermeira Edneia, que presenciou o ato, já se preparava para cobrar a dona de casa sobre a capa. “Aqui, na nossa área, todos imóveis que estão com reservatório em nível de solo, já receberam capas”, informou. Mesmo assim, na residência ao lado, o agente de endemias instalou uma capa nova.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina