Pular para o conteúdo
Geral

MPF intermedia acordo entre prefeitura de Corumbá e ALL

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) conseguiu encaminhar uma solução para um impasse que perdurava há dois anos em Corumbá, entre a Prefeitura Municipal e a empresa América Latina Logística Malha Oeste (ALL), que administra a linha férrea no estado. A falta de acordo comprometia as obras de drenagem pluvial e […]
Arquivo -

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) conseguiu encaminhar uma solução para um impasse que perdurava há dois anos em , entre a Prefeitura Municipal e a empresa América Latina Logística Malha Oeste (ALL), que administra a linha férrea no estado. A falta de acordo comprometia as obras de drenagem pluvial e pavimentação no município. Havia o risco da verba liberada pela União não ser utilizada, por conta da proximidade do término do contrato firmado pela prefeitura.

Desde 2009, a administração municipal tenta conseguir, sem sucesso, a autorização da ALL para finalizar obras de drenagem e pavimentação, em andamento em vários bairros da cidade. O maior empecilho a um acordo eram as exigências da concessionária ALL em relação ao impacto na linha férrea e à não suspensão de suas operações na região com os trabalhos de conclusão das obras. Os trilhos cortam três áreas da cidade abrangidas pelas obras.

A Prefeitura de Corumbá pediu providências ao Ministério Público Federal. A administração alegou que a obra inacabada provoca inúmeros transtornos para a população, que fica exposta a inundações e doenças.

Em 10 de agosto foi realizada uma reunião, na Procuradoria da República em Corumbá, com representantes da ALL e da Prefeitura Municipal, onde foi formalizado um cronograma para solução do impasse, a partir de um projeto de instalação de ponte ferroviária metálica provisória. A ponte, de aproximadamente 30 metros, permitirá a realização das obras sem que seja necessária a interrupção do tráfego dos trens.

Os detalhes da instalação da ponte serão definidos em 17 de agosto, em reunião já agendada para Curitiba (PR), na sede da ALL. Estarão presentes representantes da concessionária e da Prefeitura de Corumbá. A aprovação do projeto por parte da concessionária ALL, ocorrerá em caráter emergencial, sem necessidade de prévia autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em decorrência da proximidade do período de chuvas na região e do encerramento do prazo do contrato firmado com a União, para a realização das obras.

O Ministério Público Federal irá expedir recomendação à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que delibere o mais breve possível sobre a ratificação da autorização, em virtude do caráter emergencial das medidas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é colocada dentro de porta-malas durante sequestro relâmpago em Campo Grande

Morre cantora Sol, musa dos anos 80 e ‘rival’ de Gretchen, aos 69 anos

Esportes da Sorte ganha protagonismo no Carnaval com experiências marcantes pelo Brasil

Projeto de lei cria programa “Minha Primeira Arma”

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

TCE-MS suspende licitação de R$ 40 milhões para cascalhar trecho do Forte Coimbra em Corumbá

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Formigueiro’: show de João Gomes bate recorde de público pessoas no Parque das Nações

Dono de hits do piseiro à vaquejada, João superou a estimativa de público de Luísa Sonza, que era de 40 mil

Cotidiano

Mais agilidade: Tempo de espera por atendimento nas UPAs será monitorado por novo sistema

Monitoramento do tempo de espera será feito pelo sistema de prontuário clínico digital usado no atendimento do SUS

Famosos

Larissa Manoela critica quadro tosco do Fantástico sem medo de ser demitida: ‘ainda bem’

Alvo do "humorístico" sem graça, Larissa Manoela não engoliu a "piada"

Polícia

Em menos de duas horas, suspeito de tentativa de homicídio é preso em Rio Brilhante

Autor e vítima se desentenderam, e polícia prendeu homem com arma e mais de 50 munições