Pular para o conteúdo
Geral

MPF denuncia prática abusiva de empresas de telefonia móvel em MS

Você entra em um site na internet e logo pisca na tela a propaganda de um determinado serviço de download de ringtones, jogos ou protetores de tela para celular. Basta fornecer o número do aparelho móvel. Ou então recebe uma mensagem de texto no celular, sobre o mesmo serviço, basta responder. Mesmo sem saber, você […]
Arquivo -

Você entra em um site na internet e logo pisca na tela a propaganda de um determinado serviço de download de ringtones, jogos ou protetores de tela para celular. Basta fornecer o número do aparelho móvel. Ou então recebe uma mensagem de texto no celular, sobre o mesmo serviço, basta responder. Mesmo sem saber, você está contratando um serviço pago. A surpresa vem na conta no final do mês ou no débito dos créditos, para os celulares pré-pagos. O cancelamento do serviço é tão difícil quanto é fácil contratá-lo.

A Procuradoria da República em (MS) investigou esse mercado, chamado de Serviço de Valor Adicionado (SVA), e descobriu que as empresas que oferecem serviços como ringtones, jogos, salas de bate-papo e protetores de tela praticam diversas irregularidades, todas contrárias ao Código de Defesa do Consumidor e às determinações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Entre as irregularidades, contratação dos serviços sem solicitação ou autorização prévias, ausência de informação adequada sobre as condições e custos do serviço e dificuldade de cancelamento, quando solicitado. Os usuários dos celulares pré-pagos ainda tem a desvantagem de não saber o preço dos serviços que foram contratados, apenas sofrem o desconto nos créditos.

Em resposta ao MPF, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) classificou como “alarmante” o número de reclamações e pedidos de providências sobre a oferta desse tipo de serviço.

Recomendação

O MPF, então, expediu recomendações à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e às operadoras de telefonia do estado (Claro, Oi/BrT, Tim e Vivo), para que informem aos usuários, no momento da contratação de planos pré e pós-pagos, as regras de contratação, cobrança e cancelamento de Serviços de Valor Adicionado.

As empresas devem esclarecer, na informação acerca do custo do serviço, a sua periodicidade e as facilidades a que o usuário terá acesso com o pagamento do valor contratado, explicitando, se for o caso, os conteúdos para os quais serão cobrados valores adicionais.

Os usuários devem receber, na fatura mensal, os locais de acesso aos termos da promoção ou do contrato e a forma de cancelamento da contratação. Devem ainda permitir o cancelamento da contratação do serviço por meio de mensagem de texto de celular gratuita.

Os usuários de planos pré-pagos deverão receber, mensalmente, por meio de mensagens de texto, também gratuitas, os valores individuais de cada serviço contratado, que foram debitados de seus créditos no último período.

A Anatel e as operadoras de telefonia tem 45 dias para responder, a partir do recebimento, se acatam a Recomendação, sob pena de adoção de medidas judiciais cabíveis, inclusive de responsabilização pessoal do administrador público, quando for o caso.

Os consumidores prejudicados podem recorrer ao Ministério Público Federal no caso de denúncias relativas ao tema.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operário está no Rio de Janeiro para desafiar o Flamengo pela terceira fase da Copa do Brasil

Dólar encerra estável com espera pela resposta de Trump à prisão de Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro quer sanções à mulher de Moraes e punição a Motta e Alcolumbre

zeca tombamento crítica riedel

Ex-governador Zeca rebate Riedel após crítica a prisão de Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

Justiça nega novo pedido do Consórcio Guaicurus de reajustar tarifa para R$ 7,79

Condenados por receber propina, delegados são demitidos da Polícia Civil de MS

Scenarium: Uma entrega à altura do cenário mais emblemático de Campo Grande

Conab em Campo Grande é uma das unidades estratégicas para mitigar efeitos da estiagem

Últimas Notícias

Cotidiano

Com 79 mil contratações, Campo Grande registra saldo positivo de 6,3 mil novos cargos em MS

Dados são referentes ao primeiro semestre de 2025

Política

Adriane Lopes critica prisão de Bolsonaro: “Injustiças não contribuirão para a solução de nada”

Decisão do STF determinou a prisão domiciliar do ex-presidente da República

Polícia

‘Preciso de dipirona’: mulher finge pedir remédio para denunciar violência doméstica a PM em MS

O caso aconteceu no último sábado (2), e foi divulgado pela PM nesta terça-feira (5)

Polícia

Segurança de escola é investigado por compartilhar material de abuso sexual infantil no Maria Aparecida Pedrossian

Dois aparelhos celulares foram apreendidos durante o cumprimento