MP prorroga contratos nas áreas de meio ambiente e educação
A Câmara analisa a Medida Provisória 524/11, que autoriza instituições das áreas ambiental e de educação a prorrogar até 31 de dezembro de 2011 contratos para execução de projetos de cooperação técnica com organismos internacionais. As prorrogações terão caráter excepcional e deverão ter prazo determinado. A medida beneficia o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Câmara analisa a Medida Provisória 524/11, que autoriza instituições das áreas ambiental e de educação a prorrogar até 31 de dezembro de 2011 contratos para execução de projetos de cooperação técnica com organismos internacionais. As prorrogações terão caráter excepcional e deverão ter prazo determinado.
A medida beneficia o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
O objetivo, de acordo com exposição de motivos assinada pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, é garantir o cumprimento do princípio da continuidade do serviço público e evitar que uma possível falta de pessoal provoque graves prejuízos a ações desenvolvidas nas áreas beneficiadas.
Meio ambiente
A ministra explica que, para o Ministério do Meio Ambiente, é imprescindível assegurar a continuidade dos projetos, com o propósito de garantir o cumprimento do princípio da continuidade das atividades desenvolvidas no setor ambiental.
Com relação ao Ibama, os projetos preveem o aperfeiçoamento do processo de licenciamento ambiental, o uso sustentável da biodiversidade e das florestas, e a gestão e a conservação da fauna e dos recursos pesqueiros. Os projetos do Instituto Chico Mendes beneficiados são relativos à conservação e ao manejo de ecossistemas e à gestão do sistema federal de unidades de conservação.
Educação
Em relação ao FNDE e ao Inep, os projetos beneficiados pela MP, segundo a ministra, constituem importante instrumento de promoção da qualidade e da eficiência da educação, expansão da cobertura e garantia de maior equidade social, conforme os princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Os projetos do FNDE e INEP estão vinculados a:
– o ensino fundamental;
– o ensino médio;
– o ensino superior;
– a educação de jovens e adultos;
– a educação profissional;
– a educação especial;
– a educação a distância;
– a avaliação, informação e pesquisa educacional;
– a pesquisa e extensão universitária; e
– o magistério.
“A urgência e a relevância dessas medidas”, de acordo com a ministra, “estão caracterizadas pela necessidade de assegurar a continuidade de atividades técnicas especializadas”. Os custos da prorrogação dos contratos, de acordo com o Ministério do Planejamento, já estão previstos nas dotações orçamentárias de custeio dos órgãos e entidades envolvidos.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente tinha salário roubado pela mãe e diz ter usado cocaína pela 1ª vez para cometer o crime
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
Últimas Notícias
Vereadores reeleitos são 40% dos escolhidos para câmaras municipais
23.823 já tinham mandato e iniciarão mais quatro anos em 2025
Dólar fecha em alta de 0,85%; real tem 2º pior desempenho entre emergentes
O dólar à vista fechou em alta de 0,85%, a R$ 5,5328
Adolescente envolvido em latrocínio e morto em hospital tinha mais de 20 passagens como menor infrator
Gustavo Henrique estava internado em Chapadão do Sul após confronto com a polícia por envolvimento em roubo seguido de morte
Fazendas do Pantanal recebem ‘fogo bom’ para prevenir novos incêndios florestais
Queima prescrita tem como principal objetivo reduzir vegetação seca que pode virar combustível para o fogo se alastrar
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.