Pular para o conteúdo
Geral

Moradores do Carandá Bosque comemoram implantação do Centro de Educação Ambiental

A área, na Rua Corveta, estava abandonada e agora abriga o parque, que conta também com auditório para 108 pessoas e espaço para oficinas, que tem 450 metros quadrados
Arquivo -

A área, na Rua Corveta, estava abandonada e agora abriga o parque, que conta também com auditório para 108 pessoas e espaço para oficinas, que tem 450 metros quadrados

Os moradores do Bairro Carandá Bosque comemoram a implantação do Centro de Educação Ambiental (CEA) Polonês e Praça Leonor Reginato Santini, inaugurados na manhã desta terça-feira (30). A área, localizada na Rua Corveta, 49, sempre foi motivo de preocupação para os moradores, pois estava abandonada e com mato muito alto.

Moradora há 20 anos, na Rua Corveta, a aposentada Lourdes Cardoso Lopes, 73 anos, disse que agora respira aliviada. “Está sendo um presente para gente, porque inspirava muita insegurança. Agora poderemos aproveitar o espaço para fazer caminhadas e aproveitar a beleza do local”, disse. A bióloga Renata Razuk, 39 anos,  que mora em frente ao CEA compartilhou da opinião da vizinha e acrescentou ainda que antes da praça temia os momentos em que o filho brincava em frente de casa, “o mato era muito alto e eu tinha medo de animais peçonhentos, então ficava de olho, agora ele poderá brincar com mais liberdade”, disse.

Outra providência que animou a bióloga é a presença de um guarda municipal e a proposta do lugar, que é trabalhar a questão da preservação do meio ambiente. “Estou bem ansiosa sobre as oportunidades de conhecimentos que as crianças terão nesse lugar”, disse.

Já a empresária Lélia Murakami, 64 anos, destacou que sempre imaginou um lugar nos moldes do CEA e lembrou que o marido, já falecido, ajudou a manter várias árvores frutíferas que ainda permanecem no local. “Meu marido sempre vinda podar as árvores que dão frutas e nós sempre imaginávamos um lugar assim, com as árvores bonitas, pista para caminhar”, contou.

A transformação do local – conhecido como matadouro do Polonês, pois ali funcionou, no passado, um matadouro – em uma praça e um CEA foi uma solicitação de vários moradores. O desembargador Luiz Carlos Santini, que também mora nas proximidades da praça, foi um dos que fez essa solicitação e hoje participou da inauguração o CEA e da Praça, que leva o nome da mãe dele Leonor Reginato Santini.

“O prefeito teve sensibilidade de criar esse espaço. , a cidade do futuro é uma cidade bonita bem arborizada. É uma cidade-”, disse o desembargador. Já o prefeito destacou que toda a estrutura do local foi pensada dentro dos princípios da sustentabilidade, “é uma estrutura ecológica dentro de uma concepção de futuro, com árvores preservadas, aquecimento solar e tratamento biológico de esgoto”, disse.

Além disso, a casa foi construída com materiais sustentáveis, como resíduos de construção civil (tijolos e telhas), pneus reciclados (piso) e resíduos de marmoaria. O local possui trilha ecológica , com árvores catalogadas e ponto de observação do Córrego Sóter; auditório para 108 pessoas e um espaço para oficinas com área de 450 metros quadrados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Operação contra Comando Vermelho tem ação em MS e ‘Dama do Crime’ acaba presa

Anne Casaes foi apontada como uma das principais articuladoras do CV

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos