Pular para o conteúdo
Geral

Moradores do Carandá Bosque comemoram implantação do Centro de Educação Ambiental

A área, na Rua Corveta, estava abandonada e agora abriga o parque, que conta também com auditório para 108 pessoas e espaço para oficinas, que tem 450 metros quadrados
Arquivo -

A área, na Rua Corveta, estava abandonada e agora abriga o parque, que conta também com auditório para 108 pessoas e espaço para oficinas, que tem 450 metros quadrados

Os moradores do Bairro Carandá Bosque comemoram a implantação do Centro de Educação Ambiental (CEA) Polonês e Praça Leonor Reginato Santini, inaugurados na manhã desta terça-feira (30). A área, localizada na Rua Corveta, 49, sempre foi motivo de preocupação para os moradores, pois estava abandonada e com mato muito alto.

Moradora há 20 anos, na Rua Corveta, a aposentada Lourdes Cardoso Lopes, 73 anos, disse que agora respira aliviada. “Está sendo um presente para gente, porque inspirava muita insegurança. Agora poderemos aproveitar o espaço para fazer caminhadas e aproveitar a beleza do local”, disse. A bióloga Renata Razuk, 39 anos,  que mora em frente ao CEA compartilhou da opinião da vizinha e acrescentou ainda que antes da praça temia os momentos em que o filho brincava em frente de casa, “o mato era muito alto e eu tinha medo de animais peçonhentos, então ficava de olho, agora ele poderá brincar com mais liberdade”, disse.

Outra providência que animou a bióloga é a presença de um guarda municipal e a proposta do lugar, que é trabalhar a questão da preservação do meio ambiente. “Estou bem ansiosa sobre as oportunidades de conhecimentos que as crianças terão nesse lugar”, disse.

Já a empresária Lélia Murakami, 64 anos, destacou que sempre imaginou um lugar nos moldes do CEA e lembrou que o marido, já falecido, ajudou a manter várias árvores frutíferas que ainda permanecem no local. “Meu marido sempre vinda podar as árvores que dão frutas e nós sempre imaginávamos um lugar assim, com as árvores bonitas, pista para caminhar”, contou.

A transformação do local – conhecido como matadouro do Polonês, pois ali funcionou, no passado, um matadouro – em uma praça e um CEA foi uma solicitação de vários moradores. O desembargador Luiz Carlos Santini, que também mora nas proximidades da praça, foi um dos que fez essa solicitação e hoje participou da inauguração o CEA e da Praça, que leva o nome da mãe dele Leonor Reginato Santini.

“O prefeito teve sensibilidade de criar esse espaço. , a cidade do futuro é uma cidade bonita bem arborizada. É uma cidade-”, disse o desembargador. Já o prefeito destacou que toda a estrutura do local foi pensada dentro dos princípios da sustentabilidade, “é uma estrutura ecológica dentro de uma concepção de futuro, com árvores preservadas, aquecimento solar e tratamento biológico de esgoto”, disse.

Além disso, a casa foi construída com materiais sustentáveis, como resíduos de construção civil (tijolos e telhas), pneus reciclados (piso) e resíduos de marmoaria. O local possui trilha ecológica , com árvores catalogadas e ponto de observação do Córrego Sóter; auditório para 108 pessoas e um espaço para oficinas com área de 450 metros quadrados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defesa de Bolsonaro diz que penas foram excessivas e vai recorrer

“Beleza Fatal” deve ganhar segunda temporada

Aposta de Corumbá leva R$ 63 mil com quina da Mega-Sena

Homem é preso por atear fogo contra esposa

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cruzeiro despacha rival Atlético-MG e encara o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil

Últimas Notícias

Brasil

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Ramagem foi condenado pelos crimes de organização criminosa armada

Polícia

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Confessou a autoria de dois estupros

Le Blog Maria Antonia

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Julia Garner, estrela de Ozark e vencedora do Emmy, foi oficialmente escolhida para interpretar Madonna em sua aguardada cinebiografia. O projeto passou por diversas mudanças desde que foi anunciado, mas a atriz confirmou recentemente que continua em andamento. Em entrevista ao SmartLess Podcast, Julia revelou detalhes curiosos de sua audição para viver a Rainha do … Continued

Le Blog Maria Antonia

Alfonso Herrera, astro do “RBD”, estrela “Las Muertas” na Netflix e confirma presença na COP30 em Belém

Alfonso Herrera, o eterno “Miguel ” de Rebelde, voltou aos holofotes com força total. Nesta semana aconteceu a première de Las Muertas, nova série da Netflix inspirada no livro de Jorge Ibargüengoitia. A produção retrata a vida das irmãs Baladro e Serafina, que construíram um império de bordéis no México dos anos 1960 baseado na … Continued