Pular para o conteúdo
Geral

Ministro da Defesa está em Dourados nesta quinta para acompanhar plano de fronteiras

O Ministro da Defesa, Celso Amorim, está em Dourados nesta quinta-feira (22) para acompanhar o desenrolar da Operação Ágata 2, que foi desencadeada há uma semana na região de fronteira do Brasil com o Paraguai, Uruguai e Argentina. Forças armadas, forças auxiliares e organismos de fiscalização e inteligência estão com contingente em 42 postos móveis […]
Arquivo -

O Ministro da Defesa, Celso Amorim, está em Dourados nesta quinta-feira (22) para acompanhar o desenrolar da Operação Ágata 2, que foi desencadeada há uma semana na região de fronteira do Brasil com o Paraguai, Uruguai e Argentina.

Forças armadas, forças auxiliares e organismos de fiscalização e inteligência estão com contingente em 42 postos móveis e fixos para atuar no combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais. Só com base em Dourados, são dez mil soldados, divididos em dez equipes.

O ministro permanece em Dourados até a hora do almoço e, depois, retorna a . O objetivo geral da visita é verificar resultados do plano estratégico de fronteiras, instituído por decreto presidencial,que pretende flagrar e coibir crimes comuns nas áreas de fronteiras como, por exemplo, tráfico de drogas e seres humanos, contrabando de gado e armas, crimes ambientais entre outros.

A operação já teve uma primeira edição, batizada de Ágata 1, que atuou na região norte do Brasil. Para esta segunda edição, nas regiões Sul e Centro-Oeste, o trabalho dos serviços de inteligência iniciaram há cerca de um mês e, na última semana, teve início o trabalho ostensivo, com um efetivo formado principalmente por militares do Exército.

Além das forças armadas, as operações envolvem a participação da Secretaria das Receita Federal, Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, Abin (Agência Brasileira de inteligência) e órgãos das secretarias se Segurança Pública dos estados do Mato Grosso do Sul, , Paraná e Santa Catarina. Não há data para encerrar a operação.

A Operação Ágata 2, além de combater ilícitos, também tem cunho social que é o de prestar atendimento para a população carente das localidades envolvidas. Nas ações serão prestados serviços médicos e odontológicos, tendo como apoio navios de assistência hospitalar da Marinha, além de militares dos corpos de saúde do Exército e da Força Aérea.

Com a recente confirmação do foco de febre aftosa no Paraguai, a operação centra foco também no controle sanitário da região, com reforço nas barreiras móveis ao logo de toda a fronteira seca com o país vizinho.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
O deputado Eduardo Bolsonaro usou o Twitter para culpar a China pela pandemia de coronavírus no mundo. (Foto: Marcelo Camargo/Agência

Conselho de Ética abre processo contra Eduardo Bolsonaro

ONU: Trump exige libertação de reféns pelo Hamas em Gaza para guerra acabar

Acusado de matar homem em bar é condenado a 6 anos de reclusão em regime fechado

Trump declara apoio à reeleição de Milei

Notícias mais lidas agora

Primo de Beto Pereira, Joaci é réu por fraudes no Detran-MS junto com David, que tenta delatar políticos do PSDB (Montagem: Henrique Arakaki e Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax / detalhe Joaci, Divulgação)

Testemunhas da corrupção no Detran-MS envolvendo primo de Beto Pereira são ouvidas na Justiça

cimi

VÍDEO: Indígenas e policiais entram em conflito em aldeia de Caarapó

Ofensiva contra o PCC desarticula célula de facção em MS e bloqueia mais de R$ 290 milhões

Diretoria de Controle Externo do TCE-MS fez cobrança sobre divulgação de custos públicos (Divulgação)

TCE-MS ainda não foi intimado sobre decisão judicial que suspende concurso

Últimas Notícias

Política

Brasil precisa de plano estratégico para nova ordem global, defende Comissão no Senado

Presidente do CRE, Nelsinho Trad convocou o debate sobre a redefinição

Cotidiano

Em combate ao mosquito da dengue, fumacê é reforçado no Bairro Nova Lima nesta terça

Trajeto terá início no cruzamento das ruas Francisco Pereira Coutinho e Venâncio Aires

Brasil

PE: jovem é morta com 60 facada por namorado

Homem confessou o crime em depoimento na delegacia

Publieditorial

Fisioterapia da rede hospitalar Cassems se consolida como referência no MS

Presente em 5 hospitais da rede, o serviço alia equipamentos modernos, tecnologias de ponta e profissionais altamente capacitados realizou 57 mil atendimentos em 2024