O deputado federal e pré-candidato a prefeitura de Campo Grande, Luiz Henrique Mandetta, disse que o partido tem o dever de pedir o mandato do prefeito de Dourados Murilo Zauith que está trocando o DEM pelo PSB. “Não é A ou B que tem que pedir a cassação do Murilo e sim o DEM”, explica o democrata nesta sexta-feira (8) durante evento na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande.
Mandetta argumentou que os filiados do DEM que tem mandado político devem honrar o voto que eles tiveram. “Infidelidade partidária não é uma coisa individual, e sim da instituição, do partido, que é obrigado a questionar essas mudanças”, afirmou.
No sábado (2), o Midiamax deu em primeira mão a possibilidade da saída do prefeito de Dourados, Murilo Zauith, do DEM para migrar para o PSB e podendo até assumir a presidência da sigla em Mato Grosso do Sul. Na quinta-feira (30), Zauith foi até Brasília onde se reuniu com a direção nacional do PSB e foi feito o convite para o democrata passe a compor o quadro do PSB.
Com a saída de Zauith a possibilidade de algumas lideranças democratas o acompanharem na nova sigla. A ida de Zauith para o PSB seria uma conveniência administrativa, pois sendo de um partido de oposição como o DEM dificultaria o trânsito com o governo federal.
O presidente regional do DEM, deputado estadual Zé Teixeira, e deputado Lauro Davi (PSB) já confirmaram que Zauith vai mudar para o PSB e provavelmente o presidente nacional da sigla, Eduardo Campo, que abonaria a filiação do prefeito de Dourados. Mandetta comentou que na política muita coisa se fala, mas só precisa ter confirmação oficial para saber se e fato ou não. “Na política se fala muito. Prefiro aguardar ver um documento oficial. Só acho que Murilo está escolhendo um caminho que, espero, seja o melhor para Dourados”, argumentou Mandetta.
O presidente regional da sigla e deputado, Zé Teixeira, acredita que somente Zauith sairá da sigla e que o partido não sofrerá debanda, pois como é um partido pequeno se der debandada o DEM se extinguiu.
O deputado Mandetta já pensa diferente do colega democrata Zé Teixeira que disse que essa saída de alguns filiados do DEM não prejudica a sigla. “O DEM é um partido forte em Campo Grande e no Estado”, finaliza o parlamentar.
O presidente municipal da sigla, vereador Airton Saraiva , disse que essa possibilidade de mudança de siglas não irá prejudicar a pré-candidatura a prefeitura de Campo Grande do deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM). “As articulações continuam. Isso não vai interferir na pré-candidatura do Mandetta. Ainda mais que pode ter uma aliança entre o DEM e o PSB”, explica o parlamentar.