As mães do Jardim Sumatra – região sul de Campo Grande – reclamam que os principais problemas de “direitos sociais” que não são cumpridos no local são, transporte, educação e saneamento básico.
“Aqui tem ônibus, mas ele anda só no Jardim Sumatra e Los Angeles, para a gente isso, não faz muita diferença, pois queremos que ele vá para os demais bairro das região. Se a gente quiser ir no Dom Antônio Barbosa ou Parque do Sol, por exemplo, temos que pegar o ônibus, ir ao terminal e fazer o transbordo, ou então, vamos a pé, uma caminhada de 40 minutos”, fala a comerciante Alexna Martins Araújo, 47 anos.
“Tenho três filhos, de 16, 14 e 7 anos e não tem como andar a pé. Principalmente para a escola, porque exige-se no mínimo dois quilômetros entre a casa e o colégio. Aqui dá quase isso, mas para eles não valem, tem que ser exato. Então tenho que fechar aqui a minha loja para levar e buscar o caçula na escola, que fica em outro bairro, já que não tem colégio aqui”.
Já a dona de casa Elenir Alves Farias, 27 anos, fala que tem dois filhos, de 9 anos e de 7 meses. “Seria interessante uma quadra de esportes para crianças, cursos profissionalizantes e atividades de cultura. Também precisa de uma creche, pois a mais próxima fica em outro bairro e se eu tiver que deixar o bebê lá, tem que agendar com um ano de antecedência, porque a procura é grande. Além disso, vou ter que pagar alguém para levar e buscar meu filho”.
Ela fala que apenas nas ruas principais do bairro, onde o ônibus passa, é que tem pavimentação. “Aqui falta rede de esgoto e asfalto. Na época de chuva temos que abrir as fossas, para que a água vá embora com a enxurrada, porque se deixar fechada, tudo volta para dentro de casa. Sem contar que, nossas crianças vivem doentes por conta disso, da mistura do lixo, esgoto e com o nosso cotidiano”.
Resposta da prefeitura
Em relação a falta de iluminação, a assessoria de imprensa informou que a secretaria responsável por este setor programou poara esta semana uma visita ao bairro para identificar a necessidade e mapear os pontos onde serão colocadas luminárias.
Sobre o pedido de construção de um Centro de Educação Infantil (Ceinf), por enquanto não há previsão para construção de uma unidade no bairro. O mais próximo fica no Dom Antônio Barbosa e é para atender a região.
A empresa Águas Guariroba, que é a concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto em Campo Grande, informou por meio de sua assessoria de imprensa que a empresa está com obras na região urbana do Imbirussu (região do aeroporto), por meio do projeto Sanear Morena 2, que só termina no final de 2012.
Depois disto, novos projetos serão elaborados e implantados em outras regiões, ainda a ser definida. Em relação a expansão do trajeto do ônibus do transporte coletivo…