Sob os olhares do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva. Assim será o duelo deste domingo, às 19h30m (de Brasília), entre São Bernardo e Corinthians, no estádio 1º de Maio, no ABC Paulista, pela quinta rodada do Campeonato Paulista. A convite da diretoria do Tigre, Lula verá o seu Timão jogar no local onde ele iniciou sua vida política, como líder sindical, e participará de uma cerimônia.

Foi no 1º de Maio que Lula fez vários comícios quando lutava pelos direitos dos trabalhadores, em especial dos metalúrgicos. Um dos mais marcantes ocorreu em 13 de maio de 1979, quando mais de 60 mil metalúrgicos fizeram greve e foram ouvir o discurso daquele que mais tarde seria presidente do Brasil por oito anos. O fato é considerado como a maior greve da história.

Com um jogo a menos em relação aos outros times, o Timão tem apenas cinco pontos em três partidas. Venceu a Portuguesa na estreia, mas depois só empatou com Bragantino e Noroeste. Já o Tigre tem quatro jogos e apenas um triunfo. Com quatro pontos, o clube está beirando a zona de rebaixamento do torneio.

Vinicius Furlan será o árbitro do duelo no estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campos. Os auxiliares serão Giulliano Neri Colisse e Fabio Rogério Baesteiro.