Pular para o conteúdo
Geral

Liminar judicial garante alimentação aos trabalhadores da Infinity Agrícola

A Justiça do Trabalho de Naviraí concedeu ontem, 25, liminar em ação civil coletiva proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para assegurar o pagamento de alimentação e hospedagem aos trabalhadores da empresa Infinity Agrícola S/A e da Usina Naviraí S/A Açúcar e Álcool, enquanto o conflito sobre o resgate dos trabalhadores encontrados em situação […]
Arquivo -

A Justiça do Trabalho de concedeu ontem, 25, liminar em ação civil coletiva proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para assegurar o pagamento de alimentação e hospedagem aos trabalhadores da empresa Infinity Agrícola S/A e da Usina Naviraí S/A Açúcar e Álcool, enquanto o conflito sobre o resgate dos trabalhadores encontrados em situação degradante é decidido judicialmente.

De acordo com a liminar, proferida pelo juiz do Trabalho Antonio Arraes Branco Avelino, a empresa deverá manter o fornecimento de alimentação e alojamento aos trabalhadores rurais, sob pena de multa de R$ 500 mil, caso haja descumprimento dessa determinação.

Entenda o caso – No dia 28 de junho, durante operação do Grupo Móvel de Fiscalização Rural, 542 trabalhadores vindos de Minas Gerais e de estados do Nordeste e 285 indígenas foram encontrados em situação degradante na Usina Naviraí. Parte dos trabalhadores estavam laborando com chuva forte e temperatura em torno de 10°C, sob pena de desconto dos dias não trabalhados. Os empregados não tinham equipamentos de proteção individual e estavam em condições inadequadas, com uniformes deteriorados e rasgados, sem mangotes, perneiras, luvas, óculos ou chapéus.

Durante a operação, após a conclusão dos resgates dos empregados, a usina Infinity Agrícola conseguiu obter na Justiça do Trabalho do Distrito Federal duas decisões liminares que suspenderam os atos administrativos da Fiscalização do Trabalho, com a consequente interrupção da diligência.

Segundo o procurador do Trabalho Jonas Ratier Moreno, os trabalhadores estão parados e o juiz do Trabalho de Naviraí, diante da sinalização de um acordo pela Infinity, marcou audiência para amanhã, 27, em razão da urgência do caso. Com a ação, o MPT pretende garantir o fornecimento de alimentação e alojamentos aos trabalhadores até que a rescisão contratual seja efetuada e a permanência ou o retorno do Grupo Especial de Fiscalização Móvel para auxílio com emissão das guias do seguro desemprego aos trabalhadores.

Com a ação, o Ministério Público do Trabalho busca o reconhecimento da rescisão indireta dos contratos de trabalho dos trabalhadores rurais da Infinity e o pagamento das verbas rescisórias, salários, despesas de viagem de retorno e alimentação do percurso para os trabalhadores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Ou governo, ou senado’: Pollon promete acirrar disputa no PL e não descarta mudança de partido

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

Últimas Notícias

Esportes

Fluminense surpreende o Inter na Copa do Brasil e vence pela 1ª vez após Mundial de Clubes

Em um primeiro tempo movimentado, Everaldo aproveitou a falha de Vitão e abriu o placar para o Fluminense

Cotidiano

Após incêndio no Noroeste, conselho de segurança marca reunião com Defesa Civil e moradores

O encontro vai abordar o caso registrado nesta quarta-feira e deliberar acordos juntos à comunidade para prevenir novas ocorrências

Brasil

Após sanções dos EUA, Moraes vai a jogo do Corinthians e faz gesto obsceno

Corintiano declarado, o magistrado acompanhou a partida das tribunas

Cotidiano

Bebê de 1 ano é mordida por morcego após incêndio em terreno baldio no Tiradentes

Moradores afirmam que já fizeram diversas denúncias sobre o abandono do terreno, mas nenhuma providência foi tomada