Os 60 internos da Unidade Educacional de Internação (Unei) Dom Bosco, em Campo Grande, estão tendo um dia diferente neste sábado (8) com jogos, eventos e entrega de obras. Hoje está acontecendo a 1ª Jornada Esportiva da Unei Dom Bosco.
O evento contará com a participação de familiares, professores, entidades parceiras e terá apresentações culturais, inaugurações e competições esportivas.
Além das competições que envolvem agentes, policiais, professores, imprensa e familiares está sendo entregue a Biblioteca da Escola Estadual Pólo Prof. Evanilda Maria Neves Cavassa, a Unei Dom Bosco também ganha neste sábado nova lavanderia e a instalação da telefonia fixa e internet.
Durante todo o sábado os interno poderão usufruir de vários stands, que demonstrarão atividades realizadas por diversos órgãos e distribuirão materiais informativos e preventivos, montados pela Polícia Militar Ambiental e o projeto Floretinha, Ciptran (Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Saúde, Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência), e do Projeto ” Bom de Bola, Bom na Escola”, do 9° BPM, dentre outros.
A dupla sertaneja Luis Felipe e Fabiano e a banda de música da Polícia Militar se apresentaram durante a jornada Este será um grande evento, informou Villasanti. “Estamos contando com a parceria de órgãos como a Polícia Militar, Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros e da imprensa, que participará do torneio com um time só de profissionais da área”, concluiu o superintendente.
Um interno de 17 anos disse que a iniciativa de jogos na Unei é muito importante para mudar a rotina dos internos. Ele lembra que a situação na Unei era precária e por muitas vezes eles tinham que tomar água com insetos e agora com a reforma não acontece mais isso. “Após a reforma melhorou, mas nem tudo aparenta ser o que é. Mas essa iniciativa de dar curso profissionalizando e uma boa”, explica o interno.
Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Wantuir Jaccini, esse o momento importante para a sociedade que estamos conseguindo reconduzir os jovens a uma etapa nova na vida. “Nossa parcerias com o Senai e um ponto forte para reeducar os adolescentes”, diz Jaccini.
Já o superintendente de Assistência Socioeducativa, Coronel Hilton Villasanti Romero, o objetivo do da Jornada Esportiva visa promover o esporte dentro da unidade educacional. O evento também procura fomentar a interação dos internos com demais setores da sociedade, preparando o jovem para ter uma vida normal ao térrmino do cumprimento da medida. “Nosso objetivo é proporcionar aos adolescentes, um dia especial, voltado a prática esportiva, ao lazer, a música e integração”, ressaltou o superintendente.