Pular para o conteúdo
Geral

Ipês embelezam a primavera de Campo Grande

A coloração das flores dos ipês produz um belíssimo efeito, tanto na copa da árvore como no chão das ruas, formando um tapete de flores que contrastam com o cinza das construções das cidades
Arquivo -

A coloração das flores dos ipês produz um belíssimo efeito, tanto na copa da árvore como no chão das ruas, formando um tapete de flores que contrastam com o cinza das construções das cidades

se destaca por ser uma das cidades mais arborizadas do país. Nesta semana, se iniciou a primavera e, com a estação, as árvores, os jardins, as flores desabrocham e tudo fica com uma coloração mais bonita. Na praça do bairro Estrela do Sul um Ipê roxo é a imagem que mais impressiona.

Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda. Esse nome popular é usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás. Em toda a região central de Campo Grande e em vários bairros se encontram lindos exemplares dessas árvores.

Os estudiosos indicam que as variedades de pequeno e médio porte, de 8 a 12 metros, são ideiais para o paisagismo e a arborização da área urbana. A coloração das flores produz um belíssimo efeito tanto na copa da árvore como no chão das ruas, formando um tapete de flores que contrastam com o cinza das cidades.

O período da queda das folhas coincide com a floração que se inicia no final do inverno e no início da primavera. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada. Posteriormente, a frutificação produz vagens de aproximadamente 25 cm verdes e lisas, que se abrem liberando as sementes.

As mudas de ipê, sejam amarelos, roxos, rosas, brancos ou verdes, estão entre as mais admiradas e procuradas entre as pessoas em virtude do seu belo visual. As flores atraem ainda abelhas e pássaros, principalmente beija-flores, que são importantes agentes polinizadores.

Medicina do ipê roxo

O ipê roxo é utilizado como analgésico e para auxiliar no tratamento de diversas doenças como eczemas, psoríase, câncer, alergias, disenterias, ferimentos, aftas, úlceras, viroses, queimaduras, e picadas de cobra. A parte da planta utilizada neste tipo de tratamento é a casca e folhas, sendo que em excesso pode ser tóxica. Portanto, sua utilização como fitoterápico deve ser apenas administrada sob acompanhamento médico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após ‘cair’ em blitz com moto de idoso, jovem é encontrada morta em Bela Vista

futebol ato atleta

Ato de solidariedade: times se unem em apoio à atleta trans após desistência de adversárias

Acidente no set de Duro de Matar teria agravado demência de Bruce Willis

Incêndio próximo ao Aeroporto dura mais de 24h e já atingiu 3 hectares

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

Bolsonaro deixa prisão domiciliar e segue para hospital com escolta da PF

Acidente que matou três da mesma família teria ocorrido após quebra da direção, diz parente

Últimas Notícias

Brasil

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Jair Bolsonaro (PL) retornou para prisão domiciliar neste domingo (14). Ele deixou hospital após série de atendimentos. O médico do ex-presidente, Cláudio Birolini, afirmou que o militar possui princípio de anemia. Assim, lembrou que a condenação deixou o ex-presidente fragilizado. “Ele é um senhor de 70 anos, que passou por diversas intervenções cirúrgicas. Está bastante … Continued

Emprego e Concurso

Processo seletivo de Paranaíba está com vagas abertas até dia 22

São 26 vagas para cargos de nível médio e superior

Brasil

Grupo que driblou bilhões em PIX é preso pela PF

O grupo é suspeito de praticar fraudes bancárias contra instituições financeiras

Polícia

Homem que estava desaparecido desde agosto é encontrado morto em Três Lagoas

Luiz desapareceu após ter deixado o hospital em que estava internado sem alta médica