A estação mais fria do ano irá começar nesta terça-feira (21), às 13h16 de Mato Grosso do Sul e de acordo com o Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de MS (Cemtec) o inverno deve ser seco e com temperaturas próximas à zero.

Hoje (21) haverá sol forte em todo o Estado e a massa de ar seco deve atuar principalmente nas regiões norte e leste. Em Campo Grande haverá predomínio de sol já pela manhã, com mínima de 19°C e temperatura máxima ficará alta, em torno de 32°C. A umidade relativa mínima, no período da tarde chega a 30%, continuando em estado de atenção.

As chuvas no Estado devem variar, do início do inverno ao final de junho, o regime de chuvas ficará abaixo da média histórica em todo o MS. Já nos próximos meses, o volume de chuva tende a ficar abaixo dos valores históricos na região sul e na região norte e bolsão o volume de chuva deve ser mais acentuado.

Em 2010, São Gabriel do Oeste foi o município que menos registrou chuva no inverno, sendo apenas um milímetro em agosto e 30 milímetros em setembro. No mesmo período, Sete Quedas teve 41,80 milímetros em junho, 94,40 em julho, 3,20 em agosto e 39,20 milímetros de chuva em setembro.

Em todo o Estado, de acordo com o Cemtec, haverá muitos veranicos, que são dias bem quentes durante o inverno, dessa forma a região noroeste, extremo norte, nordeste e bolsão terão temperaturas altas, com picos de frio.

Já na região sudoeste, a tendência é de que as temperaturas fiquem abaixo da média histórica. Os municípios mais frios de MS são: Amambai, Maracaju, Rio Brilhante e Ponta Porã.

O inverno de 2011 termina no dia 22 de setembro quando irá começar a primavera.