Abertas até segunda-feira, 20 de junho, as inscrições para as 320 , em quatro cursos técnicos à distância, que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece para as cidades de Corumbá e Ladário – são 160 vagas para cada município. As aulas iniciam no segundo semestre deste ano.

As capacitações oferecidas são nas áreas de ; Logística; Meio Ambiente e Reabilitação de Dependentes Químicos. Cada uma delas disponibiliza 40 vagas para cada cidade. A inscrição pode ser feita gratuitamente no site www.ifms.edu.br.

Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter concluído o . Os cursos técnicos têm duração de dois anos, com aulas via satélite uma vez por semana, das 18h às 21h40, oferecidos em parceria com o Instituto Federal do Paraná.

A inscrição deverá ser feita em duas etapas. Primeiro, o candidato deve preencher e imprimir a ficha de inscrição disponível no site do IFMS; e depois entregá-la no Espaço Educacional (rua Delamare, 1557 – Centro), junto com originais e fotocópias do histórico escolar do ensino médio e documento oficial com foto.

O candidato deverá escolher apenas uma das opções de curso técnico. A classificação será feita pela soma da média aritmética anual das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, referente ao período cursado no ensino médio (regular ou EJA – educação de jovens e adultos). O resultado será divulgado no dia 30 de junho, no site da Instituição. As aulas terão início entre os dias 18 e 22 de julho, conforme o dia de aula do curso para o qual o candidato se inscreveu.

Há reserva de vagas aos candidatos que tenham cursado e concluído todas as séries do ensino médio em escolas públicas. No momento da inscrição, basta o interessado optar se concorre a tais vagas e comprovar a condição de cotista no ato da matrícula.

Neste processo seletivo, o IFMS oferece 1300 vagas distribuídas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Eldorado, Ladário, Paranaíba, Terenos e Três Lagoas. As opções de cursos são nas áreas de Eventos, Logística, Meio Ambiente, Reabilitação de Dependentes Químicos e Segurança do Trabalho. Com informações do IFMS. Fonte: Diário Corumbaense (www.diarionline.com.br).