O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aperfeiçoando sua rede estrutural de estações meteorológicas automáticas, na medida do possível e assim como faz a liberação de verba o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, responsável pelo órgão, instalou duas novas estações meteorológicas automáticas em Mato Grosso do Sul neste final de semana. Uma localizada no município de Jardim, região de Bonito e outra em Bela Vista, no sudoeste, divisa com o Paraguai.

As duas novas estações somam agora 25 no total instaladas em pontos estratégicos do Estado, o que permite aferir de hora em hora dados de variáveis como temperatura ambiente, temperatura do ponto de orvalho, umidade relativa do ar, direção, velocidade e velocidade da rajada de vento, radiação solar e precipitação acumulada.

Os municípios que dispõem de estações meteorológicas automáticas em Mato Grosso do Sul são Água Clara, Amambaí, Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Jutí, Macaraju, Miranda, Nhumirim, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia e Três Lagoas. As estações de Ivinhema, Nhumirim e Três Lagoas, há três meses não computam dados e estão temporariamente fora do ar.