O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) subiu 0,53 por cento na quarta quadrissemana de novembro, que equivale ao fechamento do mês, após alta de 0,43 por cento na terceira, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas), nesta quinta-feira (1º).

Com este resultado, o indicador acumula alta de 5,52 por cento no ano e de 6,29 por cento nos últimos 12 meses.

De acordo com a FGV, todas as sete classes de despesa que compõem o índice apresentaram aceleração nas taxas. As principais contribuições para este movimento partiram dos grupos Alimentação (de 0,62 por cento para 0,78 por cento) e Habitação (de 0,46 por cento para 0,52 por cento).

Nestas classes de despesa merecem destaque os itens: carnes bovinas (de 2,25 por cento para 3,20 por cento) e tarifa de eletricidade residencial (de 1,03 por cento para 1,35 por cento), respectivamente.

O IPC-S abrange dados coletados em Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. Apesar de a divulgação ser semanal, a apuração das taxas de variação leva em conta a média dos preços coletados nas quatro últimas semanas até a data de fechamento.

A próxima apuração do IPC-S, com dados coletados até o dia 7 de dezembro, será divulgada no dia 8 de dezembro.