Pular para o conteúdo
Geral

Infarto mata seu Marcondes, 73, um dos maiores contadores de causos de Mato Grosso do Sul

Morreu vítima de infarto na manhã deste domingo, em Bonito, um dos peões de fazenda mais famoso de Mato Grosso do Sul, Marcondes de Assis, 72, o seu Marcondes, conhecido narrador de causos. O nome de Marcondes aparece na tese de doutorado defendida na universidade autônoma de Barcelona, Espanha, pelo jornalista Ricardo Pieretti Câmara, que […]
Arquivo -

Morreu vítima de infarto na manhã deste domingo, em , um dos peões de fazenda mais famoso de Mato Grosso do Sul, Marcondes de Assis, 72, o seu Marcondes, conhecido narrador de causos.

O nome de Marcondes aparece na tese de doutorado defendida na universidade autônoma de Barcelona, Espanha, pelo jornalista Ricardo Pieretti Câmara, que escreveu “Os causos: uma poética pantaneira”.

O contador de causos, nascido numa fazenda aos arredores de Bonito, era casado, tinha dois filhos e três netos. Por 45 anos, Marcondes trabalhou como peão em fazendas do Pantanal. Trinta e seis “causos” dele rechearam a obra jornalista, entre elas o da onça, da cobra e de uma criança que saiu viva de dentro de uma sucuri.

O jornalista Bosco Martins, empresário de turismo em Bonito, disse que a morte de Marcondes “foi um baque no coração de todos bonitenses”.

Ele disse ainda que era sempre “uma grande satisfação prosear e encontrar com ele [Marcondes] na Pilad de Rebuá, onde gostava de passear diariamente como os personagens do poeta Manoel de Barros: Zézinho-Margens – Plácidas, fazedor de discursos patrióticos; Maria- Pelego- Preto, tão abundante de pelo no pente que o pessoal pagava pra ver; Mário-Pega-Sapo, que esfolava os batráquios para ver o futuro dos outros nas entranhas; ou mesmo o Bernardo, o transfazedor da natureza. Seu Marcondes também era um personagem real e morre come ele parte substancial da literatura popular pantaneira”, finalizou o jornalista

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática