“Eu liguei e ela me disse que era para eu levar o escorpião lá ou esperar entre 10 a 12 dias para eles virem recolher”, foi assim que Orlando César Coutinho, 46 anos, microempresário, manifestou sua indignação ao ligar para o CCZ (Centro de Controle de Zoonose) após encontrar três escorpiões em frente a sua conveniência.

Coutinho conta que estava limpando as plantas em frente à conveniência de sua propriedade no Jardim Paulista quando encontrou os três escorpiões entre as plantas. Ele disse que dois matou na hora e um guardou para entregar ao CCZ.

Entretanto, Orlando não conseguiu o que queria. Há três dias ele mantém o escorpião em uma garrafa pet e disse que está esperando o CCZ ir buscar o escorpião. O empresário conta que na primeira ligação que fez ao Centro a atendente lhe deu poucas explicações e disse que eles não poderiam ir até lá, que seria necessária abrir um procedimento que leva de 10 a 12 dias e em seguida terminou a ligação.

Indignado, ligou novamente e reclamou do atendimento. “Ai, a conversa mudou. Ela foi mais educada e explicou que eu deveria colocar água sanitária na pia, nos ralos… Para evitar que os escorpiões apareçam. Mas, emendou dizendo que não teria condições de enviar alguém para buscar o bicho e que eu poderia levá-lo lá, caso eu quisesse”.

“Mas eu me pergunto: aqui tem crianças, idosos, como que a gente fica? Na TV, quando a garotinha morreu, eles disseram que se a gente encontrasse algum escorpião era só ligar que eles vinham recolher. Agora eu ligo e nada”.

Outro lado

A coordenadora do CCZ, Júlia Maksoud, confirma que não consegue fazer um atendimento de imediato, pois a demanda é muita maior do que o número de funcionários no local.

Ela contou que apenas no dia de ontem (23) recebeu 180 reclamações no CCZ. Desta forma, não há como fazer todos os atendimentos no mesmo dia. Entretanto, ela disse que a demora não chega a 10 dias.

Maksoud ainda afirmou que todos os funcionários são treinados para orientarem quem busca informações no local. E vai averiguar o que aconteceu neste caso especifíco.