Pular para o conteúdo
Geral

Hemosul atende a tarde neste sábado para receber mais doadores

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemosul) funcionará em horário especial neste sábado (16), das 7 às 18 horas. O atendimento, que aos sábados é normalmente feito no período da manhã, vai ser estendido para que mais doadores compareçam e ajudem a aumentar os estoques de bolsas de sangue. O Hemosul está pedindo […]
Arquivo -

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemosul) funcionará em horário especial neste sábado (16), das 7 às 18 horas. O atendimento, que aos sábados é normalmente feito no período da manhã, vai ser estendido para que mais doadores compareçam e ajudem a aumentar os estoques de bolsas de sangue.

O Hemosul está pedindo que principalmente pessoas do tipo sanguíneo B negativo, e AB e A positivo façam a doação, por conta de o estoque estar em baixa. Os interessados em ajudar devem ir até a avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro de . Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-1517.

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos de idade, estar bem de saúde, ter se alimentado e não ter consumido algum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. A pessoa deve estar munida de um documento com foto (carteira de identidade, de trabalho ou habilitação) no ato da doação.

Antes da coleta de sangue o indivíduo tem de responder um questionário de saúde. O sangue coletado passar por exames preliminares.

Mudança

A faixa etária de 16 a 68 anos corresponde à decisão estabelecida no Novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, publicada pelo Ministério da Saúde no mês de junho, por meio da portaria nº 1.353. Antes podiam ser doadores somente pessoas entre 18 e 65 anos.

A nova medida visa aumentar o número de doações de sangue em todo o País. A regra determina que para um adolescente se torne doador é necessário que ele tenha por escrito a autorização do responsável legal.

Outra mudança estabelecida no novo regulamento é quanto à orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade e homossexualidade), que não poderá ser utilizada como critério para seleção de doadores de sangue.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Real cai, mas tem melhor performance entre as principais divisas globais

Faca usada por ‘coach’ para matar o pai idoso em Campo Grande entortou após golpes

SC: Prefeito se disfarça de morador em situação de rua por quase 24 horas

deputado pollon pré-candidatura

‘Único caminho é soltar os presos políticos’: Pollon defende anistia para derrubar tarifaço dos EUA

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Homem condenado a 34 anos de prisão por latrocínio tem pena reduzida pela Defensoria Pública de MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Projeto ‘Nossa Energia’ leva serviços e entretenimento durante festival de cinema em Bonito

Em Bonito, cidade a 259 km de Campo Grande, a unidade móvel educacional da Energisa tem levado serviços e entretenimentos aos moradores que visitam o CineSur, festival de cinema sul-americano. O projeto itinerante é uma parceria entre a concessionária e as prefeituras municipais, inserido no PEE (Programa de Eficiência Energética), que segue as diretrizes da … Continued

Política

‘Brasil não tem que baixar as calças’: deputado de MS defende aproximação com Europa e Ásia após tarifaço de Trump

Deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) diz que "brasileiro não admite ser mandado por alguém de fora"

Mundo

Trump diz que tarifas fortalecem economia dos EUA e prevê arrecadação de US$ 200 bi em agosto

Arrecadação deve comprovar a "eficiência" da política comercial adotada por Trump

Brasil

Defesa de Moraes será feita pelo STF

Até o momento, apenas o ministro Flavio Dino se manifestou sobre o assunto