Pular para o conteúdo
Geral

Governo muda emissão de GTA e autoriza envio pela web

Depois que a SFA-MS (Superintendencia Federal de Agricultura) questionou a legalidade da GTA (Guia de Trânsito Animal) que estavam sendo utilizadas pelos sindicatos rurais para emissão da e-GTA e solicitou o cancelamento da guias da série numérica 950.001 a 976.250, na última segunda-feira (21), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul publicou decreto […]
Arquivo -

Depois que a SFA-MS (Superintendencia Federal de Agricultura) questionou a legalidade da GTA (Guia de Trânsito Animal) que estavam sendo utilizadas pelos sindicatos rurais para emissão da e-GTA e solicitou o cancelamento da guias da série numérica 950.001 a 976.250, na última segunda-feira (21), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul publicou decreto normativo de n° 13.305, na sexta-feira (25), autorizando a utilização dos formulários para contemplar o formato eletrônico.

O documento da SFA-MS afirmava que não se poderia utilizar o GTA como formulário para emissão do e-GTA via web, como adotado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, sem a observância das IN’s 18 em 19 e determinava o imediato retorno dos formulários enviados aos sindicatos rurais à guarda do Serviço Veterinário Oficial (Iagro – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

Apesar do questionamento da SFA-MS, as GTAs serão emitidas por sistema informatizado, utilizado pelo Serviço Oficial, cujas informações serão transmitidas da Base de Dados do Estado ao produtor, por meio de senha, da qual o sistema depois de consultar e atestar a sua autenticidade autorizará a emissão, explica o Art. 2°, do Decreto Normativo de n° 13.305.

Para a secretária de Produção e Turismo do Estado, Tereza Cristina da Costa Dias, o processo vem modernizar e agilizar o sistema. Atendendo pedidos, segundo ela, dos produtores rurais do Estado.

Tereza Cristina ainda disse que o sistema não é frágil e que já foi colocado à prova. Segundo ela, o sistema é muito seguro e não corre risco de haver problemas na transmissão dessas informações.

Quanto à confusão entre as emissões da GTA (Guia de Trânsito Animal) e a e-GTA (Guia de Trânsito Animal Eletrônico) pelos sindicatos rurais, ele frisou que não é o sindicato que emite a guia e sim o sistema. O sindicato seria apenas o local onde o produtor poderia estar fazendo este trabalho. “É como um banco, você vai lá com a sua senha e faz o que precisa fazer”, comparou.

A secretária afirmou também que o segundo passo é o produtor fazer isso na sua casa, ou fazenda, sem precisar do suporte do sindicato.

O superintendente federal da agricultura, Orlando Baez, disse que esse é um processo normal e que já deveria ter sido implementado. Segundo ele, a e-GTA é um avanço e vem melhorar o trabalho dos produtores rurais no estado.

“Quando o mercado internacional nos audita querem saber do nosso controle sanitário. Esse controle, quanto mais informatizado, melhor. Para atendermos com rapidez e fluidez”, defendeu.

Os sindicatos rurais do Estado estão sendo treinado para que emitirem as GTAs. Segundo o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) Eduardo Riedel dos 68 sindicatos espalhados pelo estado, 35 já estão emitindo a guia, outros oito começam nesta semana, e os demais o mais breve possível. Ele não precisou datas.

Até então, a guia era emitida somente nas unidades locais da Iagro. Por mês, pelo menos 900 mil animais são movimentados no Estado com emissão de cerca de 40 mil guias. Em todo o mato Grosso do Sul há mais de 60 mil produtores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Neymar comenta em publicação do Flamengo após vitória do Santos: ‘Muito respeito pelo Mengão’

Mais de 20 anos após ‘Rebelde’, Angelique Boyer e Estefanía Villarreal farão novela juntas

"Estamos tomando novas medidas para reduzir a incursão da variante ômicron"

Reino Unido assina tratado de defesa, comércio e migração com a Alemanha

Réu que atropelou e atirou em motoentregador é condenado a 4 anos no regime aberto

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Mulher passa por quatro cirurgias no dedo após fazer as unhas em salão de beleza

Últimas Notícias

Brasil

Bolsonaro sobre pedir prisão domiciliar se condenado: ‘Não peço nada, sou inocente’

Ex-presidente do Brasil afirmou que está à disposição para viajar aos EUA para negociar com Trump

Polícia

Investigação de Trump sobre a 25 de Março pode chegar ao Camelódromo de Campo Grande? Entenda

Na visão deles, o país apresenta falhas na proteção de direitos de propriedade intelectual e práticas consideradas 'injustas' para a economia americana

Mundo

Prêmio milionário doado por Kylian Mbappé para policiais é alvo de investigação na França

Autoridades investigam se houve irregularidades nas doações

Transparência

TCE-MS livra Flávio Kayatt de multas e ‘enterra’ processo por irregularidade em Ponta Porã

Por unanimidade, colegas da Corte de Contas acataram recurso de seu próprio presidente sobre contrato durante gestão de Kayatt como prefeito, em 2011