O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Administração, firmou convênio com o Sindicato dos Agentes Tributários Estaduais de Mato Grosso do Sul (SINDATE) de Dourados que permite o desconto em folha para pagamento do plano de saúde coletivo, firmado entre sindicato e a UNIMED. A Secretaria renova um convênio que existe desde 1994.
O convênio foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (22) através do Extrato de Convênio SAD/MS n. 4/2011. A partir da data de assinatura do convênio (20 de julho, quarta-feira), o Governo do Estado continuará a recolher em folha, cobrando uma taxa de administração de aproximadamente 1% do valor total arrecadado, para posteriormente repassar ao sindicato, que então faz o pagamento da UNIMED.
Segundo Roberval Edson dos Santos, delegado do SINDATE em Dourados, o convênio era renovado automaticamente desde 1994, porém nos últimos anos passou-se a ter de renovar bianualmente. “Temos de correr atrás de documentação a cada dois anos, em um contrato que poderia ser renovado automaticamente”. Apesar disso, ele afirma que o convênio é bom porque garante que não haja inadimplência.
Mesmo assim, segundo o sindicalista a taxa de administração é um problema. “Como o nosso sindicato tem esse convênio há bastante tempo, conseguimos garantir uma taxa menor do que 1%, mas para convênios firmados no último período com outros sindicatos a taxa chega a 2%”, afirma Roberval. “Imagine quanto o Governo do Estado não arrecada com esses convênios”, questiona o sindicalista.