O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), decretou luto oficial de sete dias no Estado pela morte do senador e ex-presidente da República Itamar Franco, na manhã deste sábado, em São Paulo. Anastasia se emocionou durante o pronunciamento feito no Palácio da Liberdade, antiga sede do governo. Ele elegeu o “amigo” como um dos maiores políticos brasileiros e o qualificou como “corajoso, ousado e proativo”.
“Tive um relacionamento próximo com ele durante a campanha de 2010 e pude perceber o lado humano e engajado nas causas sociais, essa foi a marca dele”, disse. Durante o depoimento, o governador lembrou, com lágrimas nos olhos, os momentos vividos por Itamar Franco na luta contra a leucemia. “Tinha grande esperança na recuperação, o que lamentavelmente não aconteceu.”
Anastasia também comentou sobre o presidente do Cruzeiro Esporte Clube, Zezé Perrella, suplente do ex-senador, que vai assumir o cargo. “Ele é um parlamentar experimentado, vai contribuir muito com Minas Gerais no Senado. Vai colocar Minas em primeiro lugar”, afirmou.
Itamar Franco morreu na manhã deste sábado, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele estava internado desde o dia 21 de maio, para tratamento de leucemia. O estado de saúde de Itamar piorou ontem, quando ele passou a respirar com a ajuda de aparelhos. Nesta semana, o senador foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Einstein com um quadro de pneumonia.