Imagem é diferente das costumeiras e se estende por todo o cabeçalho da página

O doodle, como é conhecido o logo na página de buscas do Google, homenageia hoje o escritor e humorista americano Mark Twain. Se estivesse vivo, Twain completaria 176 anos.

A imagem é diferente das costumeiras e se estende por todo o cabeçalho da página. Ela mostra crianças pintando um muro e escrevendo a palavra Google nele.

Crescido na cidade de Hannibal, no Missouri, Twain começou sua carreira ajudando o irmão em um jornal, onde atuava como tipógrafo, impressor e colunista. Em seguida, trabalhou como piloto de barco a vapor e também como mineiro, antes de regressar ao jornalismo.

Em 1865, Twian publicou o conto “A célebre rã saltadora do Condado de Calaveras”, que atraiu a atenção da critica e do público para seus escritos.

Na sequência, vieram os romances “O Maior Romance Americano” (1884), “Aventuras de Huckleberry Finn” (1885) e “As Aventuras de Tom Sawyer” (1876). Com a projeção adquirida, Twain passou a se relacionar com elite cultural dos Estados Unidos, que incluía artistas, políticos e outros escritores.

Nascido no dia da passagem do cometa Halley pela Terra, Twian morreu aos 74 anos, em 1910, na véspera de uma nova passagem do astro. “Será a maior decepção da minha vida se eu não for embora com o cometa”, havia escrito ele antes.