Pular para o conteúdo
Geral

Golpe que matou segurança em boate da Capital não é do jiu-jitsu, afirmam mestres

Especialistas da arte falam da diferença entre praticar o jiu-jitsu e ser um lutador da modalidade, e dizem que morte não tem relação com o esporte. “O esporte não é de impacto, mas sim de imobilização e torção”, diz professor.
Arquivo -

Especialistas da arte falam da diferença entre praticar o jiu-jitsu e ser um lutador da modalidade, e dizem que morte não tem relação com o esporte. “O esporte não é de impacto, mas sim de imobilização e torção”, diz professor.

O golpe que matou o segurança Jéferson Bruno Gomes Escobar, de 23 anos, em uma boate da Capital na madrugada deste sábado, não é uma técnica proveniente do jiu-jitsu. A afirmação é dos mestres Diego Souto Maior Colino, praticante da modalidade há 11 anos, e Edemir Firmino, presidente da Federação Sul-mato-grossense de Jiu-Jitsu. Jeferson foi morto pelo praticante de jiu-jitsu Cristiano Luna Almeida, de 23 anos, após tentar tirá-lo da boate, onde ele estava incomodando alguns funcionários.

“Dentro do jiu-jitsu não existe nenhuma técnica ou golpe que possa causar lesões mais graves. O esporte não é de impacto, mas sim de imobilização e torção”, conta Diego, que é professor da modalidade há dois anos.

Segundo informações de testemunhas, Jéferson e Cristiano estariam em pé na hora do incidente, o que descarta a possibilidade de o golpe fatal ser do jiu-jitsu. “Nesse estado [em pé], o esporte não é aplicado”, frisa o professor.

De acordo com a polícia, Cristiano já tinha sido advertido pelos seguranças da casa para que parasse de provocar os trabalhadores, ou seria retirado do local. Ele chegou a dizer que não faria mais nada, mas em determinado momento passou a mão nas nádegas de um garçom. Quando o segurança chegou para expulsá-lo, Cristiano então aplicou dois golpes na região torácica de Jéferson.

“Nenhum professor de jiu-jitsu irá incentivar seus alunos a praticar o esporte fora do tatame, mas nós nunca poderemos controlar a vida do atleta, o que ele faz fora da academia”, afirma Diego. “Eu sou lutador e, mesmo em competições profissionais, nunca vi ninguém se lesionar ou chegar a óbito. Nós disputamos até o limite do esporte”, finaliza.

Presidente de federação não reconhece Cristiano como lutador

Edemir Firmino, presidente da Federação Sul-mato-grossense de Jiu-Jitsu, não reconhece Cristiano como lutador. Segundo o mestre, lutador de jiu-jitsu é aquele devidamente registrado na entidade, com aval de sua academia, e habilitado para participar de competições.

“Esse rapaz não faz parte do nosso quadro de lutadores. Ele é um praticante, não sei quantas vezes por semana ele pratica, mas para a federação ele não é um lutador de jiu-jitsu”, garante.

Edemir corrobora a opinião de Diego. Ele afirma que dentro do jiu-jitsu não existem técnicas como socos e chutes. Ele acredita que o caso foi uma fatalidade. “Veja os campeonatos de MMA (Artes Marciais Mistas, na tradução). Todos são treinados ao máximo e ninguém morre”, compara. Ele cita como exemplo ainda o lutador Anderson Silva, maior nome do MMA na atualidade que, segundo ele, “não teria a capacidade de matar uma pessoa com dois golpes”.

Em outra federação, autor nunca foi filiado

Em Mato Grosso do Sul, existe ainda a Federação de Jiu-Jitsu Esportivo. Segundo Nilson Pulgatti, presidente da entidade, Cristiano “passou em uma academia, treinou e saiu”, e não chegou a disputar nenhum campeonato oficial pela federação.

“Se a Federação descobre que tem atleta brigando na rua, ele é banido e a equipe dele recebe uma punição de seis meses sem poder disputar qualquer competição”, conta Pulgatti.

(material editado às 20:20 para acréscimo de informações)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional