Geral

Gestores e entidades se reúnem para conhecerem linhas de financiamento para APLs

Gestores e entidades parceiras do Núcleo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) se reúnem nesta segunda-feira (24) com representantes de seis instituições financeiras para conhecer linhas específicas de crédito para o desenvolvimento sustentável, no âmbito dos APLs do Estado. A programação acontece das 8h15 às 11h no Sebrae/MS – Sala 7 […]

Arquivo Publicado em 22/10/2011, às 19h09

None

Gestores e entidades parceiras do Núcleo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) se reúnem nesta segunda-feira (24) com representantes de seis instituições financeiras para conhecer linhas específicas de crédito para o desenvolvimento sustentável, no âmbito dos APLs do Estado. A programação acontece das 8h15 às 11h no Sebrae/MS – Sala 7 de treinamento – na Capital. 


Os APLs se desenvolvem de acordo com as características e potencialidades de cada local e são considerados de extrema importância, estrategicamente, em virtude do potencial de geração de emprego e renda e das oportunidades de desenvolvimento regional.


“Integrar as políticas regionais é uma grade prioridade. Nesse sentido, poder contar com o suporte das instituições financeiras e linhas de crédito que atendam as necessidades das ações específicas de cada APLs, possibilita um ambiente de inovação e competitividade das empresas em todas as cadeias produtivas”, ressalta a Coordenadora do Núcleo Estadual vinculado a Secretaria de Produção (Seprotur), Ariani Monaly Monteiro.


Os atuais Arranjos Produtivos Local implantados no Estado já mobilizam oito municípios e seus entorno com atividades como a piscicultura, mandioca, mel, ovinos, erva-mate, turismo, vestuário, costura e cerâmica. Cada núcleo de APLs mobiliza e organiza, em média, 3 mil pessoas diretamente.


Participam do evento representantes do BNDES, Banco do Brasil, Sicredi, Bradesco, Caixa Econômica Federal e BRDE.  


Núcleo Estadual APLs


Em Mato Grosso do Sul o Núcleo Estadual de Apoio às APLs conta com representantes das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Agrário, da Produção da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), e do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento e da Ciência e Tecnologia (Semac); Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer); Superintendência Federal da Agricultura (SFA/MS); Fundação de Trabalho e Qualificação Profissional de Mato Grosso do Sul (Funtrab); das Federações de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul), das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) e dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso do Sul (Fetagri/MS); o Serviços Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul (Senai/MS), e Sebrae; a Embrapa, com seus centros de Pesquisa de Gado de Corte, de Pesquisa Agropecuária Oeste, e de Pesquisa Agropecuária do Pantanal; as universidades Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federal da Grande Dourados (UFGD), Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Uniderp e UCDB; a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul); a Organização das Cooperativas do Brasil em Mato Grosso do Sul (OCB/MS); o Banco do Brasil, Sicredi, Caixa Econômica Federal, Bradesco e BRDE.


Programação


08h15 – Abertura da reunião e aprovação da Ata da 1ª Reunião Ordinária de 2011
08h30 – Apresentação das linhas de financiamento para APLs pelos representantes dos bancos presentes
09h30 – Apresentação pelos gestores locais das ações de cada APLs
10h – Grupo de trabalho envolvido com o Sigeor
10h30 – Assuntos gerais
11h – Encerramento

Jornal Midiamax