Pular para o conteúdo
Geral

Garçons passam por capacitação para “encantar” clientes em Corumbá

“A intenção é encantar o cliente, não mais satisfazê-lo”. Com essa afirmação o consultor da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Alberoni Leal, resumiu a nova visão de atendimento ao cliente. Ele está em Corumbá ministrando uma oficina dentro da programação do V Festival Gastronômico, que será aberto oficialmente nesta quinta-feira, 10 de novembro. […]
Arquivo -

“A intenção é encantar o cliente, não mais satisfazê-lo”. Com essa afirmação o consultor da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Alberoni Leal, resumiu a nova visão de atendimento ao cliente. Ele está em ministrando uma oficina dentro da programação do V Festival Gastronômico, que será aberto oficialmente nesta quinta-feira, 10 de novembro.

A oficina é voltada para garçons, garçonetes e atendentes, profissionais que têm contato direto com os clientes, tornando-se assim um elo importante nesta relação comercial. “Eles são o cartão de visitas da casa. Satisfazer é muito básico hoje, a questão é o que posso fazer pra superar as necessidades do meu cliente. É isso que vai fazer com que o cliente seja fiel à empresa”, afirmou. Leal destacou que o cliente traz mais do que retorno financeiro para a empresa, fazendo dele uma peça importante para o aprimoramento do negócio.

“Em primeiro lugar, precisa se entender que o cliente é o patrão, é quem paga as contas, mas é ele quem também vai trazer para a empresa uma visão diferenciada, principalmente, com relação às melhorias constantes. O cliente sempre está buscando o melhor e quem o atende precisa acompanhar esse processo que é contínuo, não pode parar”, observou.

O consultor da Abrasel reforça que por esse motivo o mercado de trabalho do segmento sempre está apresentando novas necessidades e que qualificações devem ser uma constante para esses profissionais, principalmente, ao abordar questões que extrapolam o simples ato de dispor pratos, talheres e refeições numa mesa.

“Desde o atendimento à postura profissional, a questão da comunicação interna, trabalho em equipe, liderança e também uma melhoria na visão dessa relação cliente/funcionário”, elencou Leal sobre tópicos abordados na oficina. Com relação à máxima que “o cliente sempre tem razão”, o consultor faz uma ressalva. “O cliente sempre tem razão desde que não infrinja a lei. Não se pode vender uma bebida alcoólica a menores de idade, não podemos permitir o fumo em locais fechados”, exemplificou.

Para o garçom Ricardo Rosa Noveli, ter um momento para discutir e incorporar novas práticas ao cotidiano laboral é muito importante. “Seria importante se isso fosse bimestralmente, mas não uma ou duas vezes por ano para sempre estar renovando o pessoal para que o atendimento seja qualificado ao cliente”, disse ao falar que mais do que discutir a forma de entregar um pedido ao cliente, a capacitação reforça a ideia de que o serviço em bares e restaurantes precisa ser encarado como um trabalho em equipe.

O consultor Alberoni afirma que, para despertar esse sentimento coletivo, é trabalhada a capacitação em dinâmicas de grupo, além de apresentações de vídeos, explanações e discussões com os profissionais. A capacitação termina nesta quarta-feira, 09 de novembro, e entregará aos participantes um certificado de 16 horas de curso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Últimas Notícias

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira 

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho