Funcionários das três unidades da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) de Mato Grosso do Sul irão paralisar as atividades nesta segunda-feira (20), para reivindicar por melhorias trabalhistas e salariais.

De acordo com o Sindicato nacional dos trabalhadores de pesquisa e desenvolvimento agropecuário (Sinpaf), haverá uma assembleia nesta manhã em frente à Embrapa Gado de Corte, unidade de Campo Grande, para decidir se paralisação se estenderá até quarta-feira (22).

” A luta é por melhores condições de trabalho, reajuste real de salário e fechamento de cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho”, diz o presidente da Seção Sindical Campo Grande, Vanderlei Severino da Silva.

A paralisação acontece hoje em nível nacional e as reivindicações são as mesmas. Reajuste salarial com ganho real, fim das demissões e punições imotivadas e sem processo administrativo, revisão do Plano de Cargos da Embrapa (PCE) e do interstício da tabela salarial e isonomia de benefícios.

Segundo o sindicato, após onze reuniões os gestores da empresa continuam resistindo a garantir o cumprimento da Lei 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal. Outras estatais, como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já garantem essa cláusula no acordo coletivo há pelo menos dois anos.