O Diário Oficial da União desta terça-feira (20)  publica portaria do ministro da Defesa, instituindo um grupo de trabalho para planejar o aparelhamento das Forças Armadas brasileiras para os próximos 20 anos.

O grupo terá 60 dias para apresentar a metodologia do Plano de Articulação e Equipamentos de Defesa (PAED). Devem participar o chefe de Logística das Forças Armadas, a Secretaria de Produtos de Defesa, além de representantes de outras pastas.

Segundo a portaria, na elaboração do Plano de Articulação e Equipamentos de Defesa (PAED), além da articulação e equipamentos das Forças Armadas, deverão ser analisados os seguintes aspectos, dentre outros: pesquisa, desenvolvimento e ensino; força de trabalho decorrente da evolução do PAED; manutenção operativa; recuperação da capacidade operacional; harmonização dos projetos apresentados pelas Forças; preferência de aquisição de produtos de defesa no Brasil; transferência de tecnologia quando a aquisição for realizada no exterior; e compras de oportunidade, preferencialmente, deverão estar amparadas nos meios previstos no PAED.

Conforme a portaria, o PAED deverá observar uma projeção de curto prazo, até 2015, de médio prazo, de 2016 a 2023, e de longo prazo, de 2024 a 2031. O texto estipula ainda que o plano deve ser apresentado ao ministro da Defesa, Celso Amorim, até 31 de maio de 2012.