Pular para o conteúdo
Geral

Festa do Vaqueiro reúne tradição, fé e história em Jaraguari

Os laços, botas e chapéus de couro, a intimidade com as montarias e as músicas típicas do campo marcam mais uma edição da festa do Vaqueiro de Jaraguari. A edição de  de 2010 reuniu na pequena cidade, distante 30 km da Capital, cerca de 300 vaqueiros vindos de várias regiões e mais de duas mil […]
Arquivo -

Os laços, botas e chapéus de couro, a intimidade com as montarias e as músicas típicas do campo marcam mais uma edição da festa do Vaqueiro de . A edição de  de 2010 reuniu na pequena cidade, distante 30 km da Capital, cerca de 300 vaqueiros vindos de várias regiões e mais de duas mil pessoas.

Uma mistura de fé e tradição reúne as famílias que há quase três décadas mantém a festa com um ícone de gratidão, conquistas e proteção Divina durante o ano que passou. Marcada para acontecer no dia 3 de dezembro a programação mistura a tradição do campo com e a devoção a Santa Rita de Cássia.

Para o padre John Paul a festa resgata uma tradição da região. “O homem do campo tem uma função primordial na sociedade que é produzir o alimento. É nesse sentido um ofício sagrado. Ao mesmo tempo em que estamos invocando a Santa Padroeira da cidade pela proteção desses fiéis, estamos também homenageando essas pessoas que fazem o campo alimentar a cidade”, lembra John.

A procissão dos vaqueiros tem início marcado para as 7h da manhã e chegada às 9h15 na Paróquia Santa Rita de Cássia onde será celebrada a santa missa. O almoço dançante com churrasco e leilão será servido a partir das 12h e será animado pelo Grupo Bate Pé. A programação inclui também premiação ao vaqueiro mais velho e ao mais novo, ao mais equipado e ao cavalo mais arreiado.

Para o vereador Seikó Miahira, que ajuda na organização da festa, ‘algumas histórias foram tão bem construídas e com tanta qualidade, que o valor delas foi posto à prova do tempo’, ressaltando que a festa vem sendo aperfeiçoada gerações a fios sem perder seu sentido.

Programação:
29ª FESTA DO VAQUEIRO – DIA 03 DE DEZEMBRO – JARAGUARI, MS
7h – saída – 9h chegada – Procissão dos Vaqueiros
9h30min Santa Missa             
12h Churrasco: Almoço dançante
 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Procurando emprego? Suzano abre quatro vagas para atender operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

Acidente na BR-153 deixa cinco mortos

Após repercussão, familiares de paciente internado em estado grave procuram Santa Casa

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato fala em normalização do mercado em poucos dias

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Quem é o prefeito suspeito de matar policial a tiros no Maranhão?

Últimas Notícias

Sem Categoria

Atropelado há quase duas semanas, motoentregador continua internado em estado grave

Vítima continua entubada e deve passar por uma traqueostomia; motorista que atropelou a vítima entrou com pedido de liberdade

Transparência

TCE-MS determina que ex-prefeito devolva R$ 100 mil por contratar serviços sem licitação

Caso ocorreu em Bandeirantes, onde a população teve de votar de novo neste ano porque a eleição do ano passada foi suspensa por determinação da Justiça Eleitoral. O vencedor foi tido como inelegível pelo TSE

Transparência

Prefeitura de Bonito justifica processo seletivo sem cota por falta de lei municipal

Um inquérito civil foi instaurado para investigar a situação de um processo seletivo realizado em janeiro deste ano

Brasil

MG: menina de 12 anos descobre gravidez de quase um mês após ir ao UPA

Relação sexual com menores de 14 anos é crime, mesmo que tenha consentimento da vítima