Os laços, botas e chapéus de couro, a intimidade com as montarias e as músicas típicas do campo marcam mais uma edição da festa do Vaqueiro de . A edição de  de 2010 reuniu na pequena cidade, distante 30 km da Capital, cerca de 300 vaqueiros vindos de várias regiões e mais de duas mil pessoas.

Uma mistura de fé e tradição reúne as famílias que há quase três décadas mantém a festa com um ícone de gratidão, conquistas e proteção Divina durante o ano que passou. Marcada para acontecer no dia 3 de dezembro a programação mistura a tradição do campo com e a devoção a Santa Rita de Cássia.

Para o padre John Paul a festa resgata uma tradição da região. “O homem do campo tem uma função primordial na sociedade que é produzir o alimento. É nesse sentido um ofício sagrado. Ao mesmo tempo em que estamos invocando a Santa Padroeira da cidade pela proteção desses fiéis, estamos também homenageando essas pessoas que fazem o campo alimentar a cidade”, lembra John.

A procissão dos vaqueiros tem início marcado para as 7h da manhã e chegada às 9h15 na Paróquia Santa Rita de Cássia onde será celebrada a santa missa. O almoço dançante com churrasco e leilão será servido a partir das 12h e será animado pelo Grupo Bate Pé. A programação inclui também premiação ao vaqueiro mais velho e ao mais novo, ao mais equipado e ao cavalo mais arreiado.

Para o vereador Seikó Miahira, que ajuda na organização da festa, ‘algumas histórias foram tão bem construídas e com tanta qualidade, que o valor delas foi posto à prova do tempo', ressaltando que a festa vem sendo aperfeiçoada gerações a fios sem perder seu sentido.

Programação:
29ª FESTA DO VAQUEIRO – DIA 03 DE DEZEMBRO – JARAGUARI, MS
7h – saída – 9h chegada – Procissão dos Vaqueiros
9h30min Santa Missa             
12h Churrasco: Almoço dançante