Geral

Fazendeiros estão “rondando” acampamento indígena próximo a Sidrolândia, diz cacique

Os cerca de mil índios que estão acampados na entrada de uma fazenda na saída de Sidrolândia para Campo Grande não devem sair do local esta noite. Quem garante é um dos caciques, que estava em sua aldeia mas acabou de retornar ao local pois fazendeiros estariam “rondando” o acampamento. “Eu só fui até a […]

Arquivo Publicado em 11/05/2011, às 23h47

None

Os cerca de mil índios que estão acampados na entrada de uma fazenda na saída de Sidrolândia para Campo Grande não devem sair do local esta noite. Quem garante é um dos caciques, que estava em sua aldeia mas acabou de retornar ao local pois fazendeiros estariam “rondando” o acampamento.


“Eu só fui até a aldeia para tomar banho, mas tive que retornar pois me ligaram, dizendo que alguns fazendeiros estão rondando lá”, disse.


Segundo o cacique, o representante da Funai que deveria ir até o local na tarde de hoje para tentar resolver o conflito e por fim ao protesto, até agora não chegou.


Os índios se mobilizaram pela demarcação de 17 mil hectares que, segundo eles, já foram declarados como terra indígena.


Ontem pela manhã os moradores da Aldeia Buriti chegaram a manter o coordenador regional da Funai, Edson Fagundes, detido “para conversar” na aldeia. Os índios acusam Fagundes de tentar trocar o chefe de posto da Funai no local, Samuel Dias, por um parente.

Jornal Midiamax