Falso plano de manejo ‘esquentava’ madeira ilegal em Mato Grosso
Investigação realizada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso resultou, nesta quarta-feira (16), no indiciamento de 56 pessoas por transporte ilegal de madeira, crimes contra a administração ambiental e falsidade ideológica. O alvo da pesquisa, realizada desde 2006, era uma fazenda no município de Juara, no noroeste do estado, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Investigação realizada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso resultou, nesta quarta-feira (16), no indiciamento de 56 pessoas por transporte ilegal de madeira, crimes contra a administração ambiental e falsidade ideológica.
O alvo da pesquisa, realizada desde 2006, era uma fazenda no município de Juara, no noroeste do estado, cujo volume de madeira em pé, de mais de 11 mil metros cúbicos, serviu para fraudar manejo florestal na região. Os créditos eram vendidos por meio de intermediários para dez madeireiras do município e mais uma na cidade de Tangará da Serra.
Segundo os investigadores, o manejo florestal foi aprovado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Técnicos do órgão não sabiam que os créditos eram usados para “esquentar” madeira retirada ilegalmente da floresta de Mato Grosso, e não da fazenda em Juara.
As toras de madeira, justificadas por meio do plano de manejo aprovado, era retiradas de áreas de preservação ambiental, reservas e assentamentos. Vistorias feitas por investigadores na fazenda revelaram que a vegetação autorizada no manejo florestal permaneceu intacta.
A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso encaminhou denúncia sobre o caso ao Ministério Público e os créditos do manejo foram suspensos no sistema de Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais e em outro, que autoriza o transporte das madeiras.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Vasco apenas empata com o Juventude no Brasileirão e sai vaiado de São Januário
Resultado irritou a torcida vascaína que vaiou o time após o apito final
Homem é detido após fazer arruaça no Terminal Guaicurus e reagir à abordagem da Guarda Civil
Guarda Civil apreendeu com o homem porções de entorpecentes
Em cadeia de rádio e TV, Cármen Lúcia convida cidadãos a votar
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou os eleitores e as eleitoras a comparecerem às urnas neste domingo (6) para exercer seu “direito fundamental”
São Paulo é preguiçoso, leva gol de bicicleta e cai para o Cuiabá na Arena Pantanal
Donos da casa derrotaram os paulistas por 2 a 0 em uma Arena Pantanal vazia em partida válida pela 29ª rodada da competição
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.