Pular para o conteúdo
Geral

Evento promove debate em comemoração aos 21 anos do ECA

Em comemoração aos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal n° 8.069/90, o Comitê Gestor da Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares do Estado de Mato Grosso do Sul por meio do Programa Escola de Conselhos – PREAE/UFMS realiza um debate sobre […]
Arquivo -

Em comemoração aos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal n° 8.069/90, o Comitê Gestor da Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares do Estado de Mato Grosso do Sul por meio do Programa Escola de Conselhos – PREAE/UFMS realiza um debate sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente no dia 13 de julho de 2011, às 19h, no teatro Glauce Rocha, em – MS.

Na ocasião será exibido o vídeo-documentário “O Assalto a Gameleira” do Jornalista André Patroni que norteará as discussões, com o foco nos avanços e desafios dos 21 anos da Lei. A mesa de debates terá a presença da juíza da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, Katy Braun do Prado; do superintendente de Assistência Socioeducativa do Estado, Coronel Hilton Vilassanti, do Deputado Estadual Pedro Kemp e do Deputado Estadual Junior Mochi.

O documentário relata a história de cinco jovens que participaram de um assalto, construindo um fio condutor que leva a assuntos como segurança pública, educação e sistema carcerário. Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a tríade Família-Sociedade-Estado é analisada no decorrer do documentário, na medida em que são investigadas as histórias dos cinco rapazes que se envolveram no assalto a uma propriedade localizada na zona rural de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

Além disso, a produção lança luz sobre várias temáticas, dos problemas de gestão do poder público às mazelas da desigualdade social e da carência de investimento na área da Educação.

O jornalista André Patroni acredita que o documentário tem a função de dialogar com todos que fazem parte do tripé família, estado e sociedade preconizado pelo ECA “o objetivo é mostrar qual é o papel de cada indivíduo dentro da rede de garantia de direitos compreendendo que todos tem responsabilidades na proteção desses direitos” enfatiza.

André Patroni ainda diz que o ECA é uma lei que exige avanços no nosso país, “várias vezes as pessoas reagem contra o direito adquirido, um direito que vai servir para todos, por isso é muito importante manter debates com intuito de informar e buscar a efetivação do estatuto”, explica.

21 anos de ECA

O Brasil é hoje referência mundial em direitos infanto-juvenis, o Estatuto da Criança e do Adolescente traz como estandarte a Doutrina da Proteção Integral e o lema é a prioridade absoluta. Foi criado para contrapor a ideologia de que crianças são objetos de intervenção do estado e trouxe a dignidade de pessoa em desenvolvimento e sujeitos de direitos.

Na nova regra brasileira, reconhecemos que crianças são capazes (têm autonomia) de viver; de se relacionarem com as pessoas; de entender a diferença entre o certo e o errado; de compreender o sentido ético da vida; de fazer coisas; de mentir ou de falar verdades; de agir no mundo com direitos e com obrigações.

O coordenador do Programa Escola de Conselhos, Angelo Motti acredita que ainda falta compromisso para mudar o modo de vida, utilizando o ECA como instrumento para fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes, “essa lei exige uma mudança nos costumes da sociedade e postura dos órgãos governamentais, são compromissos a longo prazo que será impulsionado por mudanças de hábitos, usos e costumes”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Último dia de missão contra tarifaço, senadores de MS têm reuniões e coletiva de imprensa

Oruam vira réu por tentativa de homicídio contra policiais; entenda

Homem é preso por vender combustíveis irregularmente em Nova Andradina

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Deputado Lindbergh protocola requerimento para cassar mandato de Carla Zambelli

Últimas Notícias

Cotidiano

Enquanto a maça e o mamão encarecem, preço do limão e batata caem na Ceasa-MS

Quedas nos valores oscilam entre 7 e 16,6%, comparado a semana anterior

Polícia

Detentos são absolvidos por assassinato de jovem que matou Danilo em Campo Grande

Um dos réus vai ser internado em ala psiquiátrica de penitenciária da Capital

Cotidiano

Bonito recebe circuito nacional de corrida no fim de semana

Circuito LIVE! RUN XP já passou por várias cidades do Brasil

Cotidiano

Com aumento de 3.500%, MS lidera crescimento de acidentes com escorpiões no país

Estudo elaborado pode pesquisadores da UFMS leva em consideração dados levantados entre 2007 e 2023