Evento promove debate em comemoração aos 21 anos do ECA
Em comemoração aos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal n° 8.069/90, o Comitê Gestor da Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares do Estado de Mato Grosso do Sul por meio do Programa Escola de Conselhos – PREAE/UFMS realiza um debate sobre […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em comemoração aos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal n° 8.069/90, o Comitê Gestor da Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares do Estado de Mato Grosso do Sul por meio do Programa Escola de Conselhos – PREAE/UFMS realiza um debate sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente no dia 13 de julho de 2011, às 19h, no teatro Glauce Rocha, em Campo Grande – MS.
Na ocasião será exibido o vídeo-documentário “O Assalto a Gameleira” do Jornalista André Patroni que norteará as discussões, com o foco nos avanços e desafios dos 21 anos da Lei. A mesa de debates terá a presença da juíza da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, Katy Braun do Prado; do superintendente de Assistência Socioeducativa do Estado, Coronel Hilton Vilassanti, do Deputado Estadual Pedro Kemp e do Deputado Estadual Junior Mochi.
O documentário relata a história de cinco jovens que participaram de um assalto, construindo um fio condutor que leva a assuntos como segurança pública, educação e sistema carcerário. Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a tríade Família-Sociedade-Estado é analisada no decorrer do documentário, na medida em que são investigadas as histórias dos cinco rapazes que se envolveram no assalto a uma propriedade localizada na zona rural de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.
Além disso, a produção lança luz sobre várias temáticas, dos problemas de gestão do poder público às mazelas da desigualdade social e da carência de investimento na área da Educação.
O jornalista André Patroni acredita que o documentário tem a função de dialogar com todos que fazem parte do tripé família, estado e sociedade preconizado pelo ECA “o objetivo é mostrar qual é o papel de cada indivíduo dentro da rede de garantia de direitos compreendendo que todos tem responsabilidades na proteção desses direitos” enfatiza.
André Patroni ainda diz que o ECA é uma lei que exige avanços no nosso país, “várias vezes as pessoas reagem contra o direito adquirido, um direito que vai servir para todos, por isso é muito importante manter debates com intuito de informar e buscar a efetivação do estatuto”, explica.
21 anos de ECA
O Brasil é hoje referência mundial em direitos infanto-juvenis, o Estatuto da Criança e do Adolescente traz como estandarte a Doutrina da Proteção Integral e o lema é a prioridade absoluta. Foi criado para contrapor a ideologia de que crianças são objetos de intervenção do estado e trouxe a dignidade de pessoa em desenvolvimento e sujeitos de direitos.
Na nova regra brasileira, reconhecemos que crianças são capazes (têm autonomia) de viver; de se relacionarem com as pessoas; de entender a diferença entre o certo e o errado; de compreender o sentido ético da vida; de fazer coisas; de mentir ou de falar verdades; de agir no mundo com direitos e com obrigações.
O coordenador do Programa Escola de Conselhos, Angelo Motti acredita que ainda falta compromisso para mudar o modo de vida, utilizando o ECA como instrumento para fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes, “essa lei exige uma mudança nos costumes da sociedade e postura dos órgãos governamentais, são compromissos a longo prazo que será impulsionado por mudanças de hábitos, usos e costumes”, finaliza.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Minha Casa, Minha Vida supera meta de contratos em 2024, diz ministro
pasta, no entanto, conseguiu chegar à marca de 1,25 milhão
Familiares procuram por adolescente desaparecida desde quarta
Desaparecida desta esta quarta-feira (01)
Mulher é presa pela Polícia Federal por tráfico de drogas em Corumbá
Localizaram um imóvel na cidade onde a autora armazenava maconha
Itamaraty divulga nota de repúdio ao ataque de Nova Orleans
O Itamaraty reforça que repudia qualquer ato de violência
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.