ES: hospital é acusado de operar joelho errado de paciente

Um homem que procurou um hospital particular, em Vila Velha (região metropolitana de Vitória), para uma cirurgia no joelho direito, foi operado no esquerdo. A confusão aconteceu no Hospital dos Ferroviários nesta terça-feira. Gilberto dos Santos buscava tratar o rompimento de um tendão e uma artrose no joelho direito. “Não tem lógica uma coisa dessas. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um homem que procurou um hospital particular, em Vila Velha (região metropolitana de Vitória), para uma cirurgia no joelho direito, foi operado no esquerdo. A confusão aconteceu no Hospital dos Ferroviários nesta terça-feira. Gilberto dos Santos buscava tratar o rompimento de um tendão e uma artrose no joelho direito.

“Não tem lógica uma coisa dessas. Ele foi para operar o joelho direito e operaram o esquerdo”, disse o amigo José Alves de Oliveira, que afirmou ainda que, logo após se recuperar da anestesia, o paciente percebeu o erro e alertou os médicos, que teriam optado por fazer uma nova cirurgia, agora no local correto. Segundo Oliveira, Santos reclamava de dores fortes no joelho esquerdo, que estaria infeccionado.

“Está tudo inflamado porque foi feita a cirurgia errada. Ele não tem como andar e os médicos querem forçá-lo a andar, querem liberá-lo, mesmo ele não tendo condições de ficar sozinho”, disse o amigo. “Os médicos não quer assumir a responsabilidade e querem dar alta para ele. Ele não tem condições de voltar para casa agora, está praticamente aleijado e ainda mora sozinho”.

Segundo a assessoria do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo, o órgão vai aguardar até quatro dias para que a família ou o paciente façam uma denúncia oficial. De qualquer modo, encerrado o prazo, e a partir do que foi publicado na imprensa, o conselho vai abrir uma sindicância para apurar os fatos.

Neste ano, o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo recebeu 28 denúncias de erros médicos. Em 2010, foram 200 denúncias e, atualmente, tramitam no órgão 432 investigações sobre erros em procedimentos. O Hospital dos Ferroviários foi procurado, mas até o momento não se posicionou oficialmente sobre o caso.

Conteúdos relacionados