A região do central do Equador está em alerta devido à erupção do Vulcão Tungurahua. O Comitê de Emergência de Operações da província de Tungurahua acompanha a atividade vulcânica enquanto policiais e o Ministério dos Transportes e Obras Públicas do país estão prontos para por em prática um plano de emergência para proteger a população que vive ao redor do vulcão.

 

O Serviço Nacional de Gestão de Riscos, que coordena todas as ações, pediu às pessoas que vivem nas áreas próximas ao Tungurahua que cumpram as recomendações de segurança dadas pelas autoridades.

 

Desde sábado (26), o vulcão expele cinzas e pedras. Moradores da cidade de Baños decidiram deixaram as casas para escapar da fumaça e das cinzas. No Equador, o alerta foi dado para que, em caso de agravamento da situação, as autoridades busquem alternativas para evitar prejuízos à população. O Tungurahua começou a entrar em atividade em 1999. No ano passado, em vários momentos, o vulcão expeliu cinzas e pedras. No Equador, além do Tungurahua, inspiram cuidados os vulcões Cayambe, Chimborazo e Cotopaxi.

 

Com informações da agência pública de notícias do Equador, Andes