Pular para o conteúdo
Geral

Entidades buscam “reconstruir” Conselho Municipal Antidrogas

Entidades ligadas ao combate, prevenção e tratamento dos usuários de drogas se reuniram na manhã desta sexta-feira (08) para debater a reativação do Conselho Municipal Antidrogas (CMAD). Participaram do encontro o secretário municipal de Assistência Social, Haroldo Ribeiro Cavassa; o subsecretrário de Relações Institucionais, Lamartine de Figueiredo Costa; o juiz Anderson Royer,...
Arquivo -

Entidades ligadas ao combate, prevenção e tratamento dos usuários de drogas se reuniram na manhã desta sexta-feira (08) para debater a reativação do Conselho Municipal Antidrogas (CMAD). Participaram do encontro o secretário municipal de Assistência Social, Haroldo Ribeiro Cavassa; o subsecretrário de Relações Institucionais, Lamartine de Figueiredo Costa; o juiz Anderson Royer, da 1ª Vara Criminal; o comandante da Guarda Municipal, tenente-coronel Ubiratan Bueno; e representantes do CAPS ad, Habilitar, Aclaud, Amor Exigente, Conselho Tutelar e das secretarias de Educação e Saúde.

Durante a reunião, foram apresentadas propostas para “reconstruir” o CMAD, reavaliando a formação do Conselho e a participação das entidades. “O Conselho Antidrogas é constituído por vários segmentos voltados, principalmente, ao combate as drogas. Mas ele também atua na detecção dos problemas causados a sociedade e, além de poder fiscalizar instituições, tem o poder de implementar políticas antidrogas no município”, esclareceu Anderson Royer.

Segundo o juiz, o CMAD é o elo direto da comunidade para com o Poder Público. “A comunidade pode procurar Conselho para ele fomentar no Executivo, em termos de opiniões e sugestões, políticas voltadas ao combate as drogas. Me arrisco a dizer que o Conselho Municipal seria uma ouvidoria do povo no combate as drogas”, complementou. Ainda de acordo com o magistrado, a inoperância deste instrumento social prejudica, sobretudo, a população local.

“Toda a comunidade perde quando o conselho fica desestruturado porque ela não tem essa voz capaz de provocar. Mesmo que o Legislativo sirva de representante do povo frente ao Executivo, o CMAD estaria mais próximo da realidade antidroga, estaria participando desta vivência com seus representantes, que integram estas instituições de combate e tratamento”, afirmou Royer, destacando a importância das entidades em todo este processo.

“Estes órgãos, com seus representantes legais, estariam trazendo para o Conselho as experiências vividas, a existência dos problemas, as possíveis soluções e o CMAD, dentro de suas atribuições, resolvendo, se possível com pequeno orçamento ou, caso não tenha condições para isso, provocar quem possa fazê-lo, dando sugestões para o Executivo afim de que sejam articuladas políticas que possam sanar este problema”, completou o magistrado.

Uma nova reunião será realizada no próximo dia 20, quando serão definidas as entidades que irão compor do Conselho Antidrogas e o novo estatuto da entidade. Conforme o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), os Conselhos Municipais atuam como instância de assessoramento do Governo local e de coordenação das atividades de todas as instituições e entidades municipais, responsáveis pelo desenvolvimento das ações referentes à redução da demanda e dos danos, assim como movimentos comunitários organizados e representações das instituições federais e estaduais existentes no município e dispostas a cooperar com o esforço municipal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Sejuv

De marketing a administração, Sejuv abre vagas para cursos gratuitos em Campo Grande

Morre Paul Mario Day, primeiro vocalista do Iron Maiden, aos 69 anos

maternidade pac união

União altera PAC e maternidade de Dourados vai para Corumbá

Condenado por furto qualificado e corrupção de menores é preso em Dourados

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

Corte no salário do prefeito de Naviraí afeta médicos e ultrassonografias

Últimas Notícias

Transparência

União define ações para execução das obras do Novo PAC em MS

Novo PAC Seleções vai destinar R$ 87,9 milhões para o SUS em MS

MidiaMAIS

Tradição na cidade, feira de bairro vai sortear surpresas para os papais presentes

Evento celebrará o Dia dos Pais antecipado este fim de semana em Campo Grande

Publieditorial

Empreendedorismo: Dakila quer alavancar os negócios na antiga rodoviária de Campo Grande

Por Rogério Alexandre Zanetti

Cotidiano

Prefeitura de Dourados e PRF unem forças para formação de motoristas do transporte escolar

O curso visa capacitar os profissionais que atuam no transporte de 3.900 estudantes