Equipes da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Corumbá, responsáveis pelos programas DST/Aids e hepatite, participam a partir desta quarta-feira (23), da reunião dos coordenadores desses programas a níveis estaduais e municipais. O evento será aberto às 19h30 no Hotel Gold Fish e conta com participação de representantes ligados aos setores de saúde pública de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

A abertura contará com uma palestra sobre “O papel dos gestores de saúde no enfrentamento da epidemia de DST/Aids e a realidade no estado de MS”, com a presidente do CONASS e secretária de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Beatriz Figueiredo Dobashi. A reunião vai até o dia 26 e estão previstas oito palestras, todas seguidas de debates, além de apresentações de experiências bem sucedidas nos quatro estados, inclusive de Organizações Não Governamentais.

Os temas das palestras programadas são “A nova estrutura do Departamento de DST, Aids e HV – Desafios e perspectivas”; “Cenário epidemiológico atual das DST, aids e HV no Centro-Oeste”; “Aids-SUS – Gestão e financiamento: desempenho financeiro dos recursos da Política de Incentivo e Financiamento das Hepatites Virais”; “Prevenção e promoção: avanços no Centro-Oeste”; “Transmissão vertical e teste rápido para HIV, sífilis e hepatites virais”, todas no dia 24; “Pesquisa de hepatites virais no Centro-Oeste: caminhos para o enfrentamento”; “Enfrentamento de sífilis e sífilis congênita em Campo Grande. Uma ação inovadora”, e “Diversidade e realidade do Centro-Oeste”, no dia 25. O encerramento será dia 26, às 12 horas.