Pular para o conteúdo
Geral

Encontro discute ações para enfrentamento da exploração sexual

Corumbá sediou nesta sexta-feira (11) um encontro estadual promovido pelo Comitê de Enfrentamento da Violência e da Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso do Sul (Comcex-MS) e o Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável Centro Oeste (IBISS|CO) que discutiu o tema “As margens dos direitos: o impacto das atividades fluviais na […]
Arquivo -

sediou nesta sexta-feira (11) um encontro estadual promovido pelo Comitê de Enfrentamento da Violência e da Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso do Sul (Comcex-MS) e o Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável Centro Oeste (IBISS|CO) que discutiu o tema “As margens dos direitos: o impacto das atividades fluviais na vida de crianças e adolescentes”.

Realizado no Hotel Gold Fish, o evento reuniu 25 instituições governamentais e não governamentais da cidade; membros da rede de proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes; além de representantes de diversos segmentos ligados à infância e juventude da região Centro Oeste, somando um total de 70 participantes.

“Corumbá foi escolhida para ser sede deste colóquio porque é uma cidade estratégica. Ela fica situada entre a fronteira com a Bolívia, entre o estado de Mato Grosso e possui um grande destaque no cenário turístico, que tem como base principal o transporte fluvial. Todo esse cenário constitui o enfoque do encontro, que é discutir o impacto das atividades fluviais na vida de crianças e adolescentes”, explicou ao Diário Tânia Regina Comerlato, coordenadora Colegiada do Comcerx-MS.

A coordenadora informou ainda que a reunião definiu um documento que até maio deverá estar à disposição de toda a sociedade. “Até maio de 2011, deverá sair o relatório final da pesquisa e este relatório estará disponível a toda a sociedade. Esse relatório reunirá os principais dados não só de combate, mas também de prevenção e cabe, depois aos órgãos governamentais se utilizarem destes dados a fim de fomentarem as políticas públicas de conscientização e combate”, disse.

“Esse encontro faz parte de uma pesquisa do Comcex sobre as atividades fluviais relacionadas ao turismo e direitos sexuais das crianças e adolescentes. Por isso que esse colóquio inclui além de Corumbá, representantes de todo o Centro-Oeste. Nossa ideia é fazer um levantamento de todas as comunidades ribeirinhas, para que possamos então, envolver as políticas públicas a fim de estabelecer atividades de força de combate à exploração nessas regiões”, frisou Tânia.

Além da análise da situação e troca de experiências, os participantes tiveram no colóquio um espaço para expor sugestões que permitissem enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento também contou com a apresentação da pesquisa realizada pelo “Projeto de Fortalecimento do Comcex-MS”, que fez um mapeamento das dinâmicas de exploração sexual de crianças e adolescentes na região da fronteira fluvial do Estado.

“Receber um evento deste porte é muito enriquecedor, pois sabemos que não somente nossa cidade, mas toda a área que envolve o turismo e o Pantanal possuem esse combate contra a exploração das crianças e adolescentes. As autoridades locais sabem dessa situação, que muitas pessoas se utilizam do tráfego fluvial para a promoção da exploração, haja visto que esse é meio vulnerável. As crianças e adolescentes que moram em áreas ribeirinhas, e encontram em situações de vulnerabilidade, facilitando assim a ação criminosa de exploração. O cenário de nossa cidade ganha com este colóquio mais um amparo na luta da exploração”, frisou Cristiane Sant’ana, representante do Fórum Permanente de Entidades Não Governamentais de Corumbá e .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em tom de motivação, diretoria anuncia nova comissão técnica do Comercial

Incêndio atinge antigo aterro sanitário do Jardim Noroeste e fumaça é vista a quilômetros de distância

Ginásio Guanandizão sedia etapa da Superliga C de vôlei a partir de domingo

hemosul

Hemosul muda horário de atendimento aos sábados a partir de agosto; confira

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

brasilândia menores família

Vereadores de Brasilândia ‘torram’ quase R$ 300 mil em diárias e entram na mira do MP

Últimas Notícias

Sem Categoria

Perícia encontrou faca entortada em casa de idoso morto pelo filho ‘coach’

Idoso foi assassinado há pouco mais de um mês no Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian; filho continua preso

Brasil

SC: Prefeito se disfarça de morador em situação de rua por quase 24 horas

Prefeito afirmou que ação era para testar políticas públicas do município

Política

‘Único caminho é soltar os presos políticos’: Pollon defende anistia para derrubar tarifaço dos EUA

Deputado federal bolsonarista de Mato Grosso do Sul crítica governo Lula nas negociações com os Estados Unidos

Cotidiano

Homem condenado a 34 anos de prisão por latrocínio tem pena reduzida pela Defensoria Pública de MS

De Sidrolândia, homem cumpre pena na Penitenciária Federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte