Geral

Encontrados os restos do navio de capitão que inspirou ‘Moby Dick’

Arqueólogos americanos encontraram o navio baleeiro naufragado que pertenceu ao capitão que inspirou o clássico “Moby Dick”, de Herman Melville. Os restos do Two Brothers foram encontrados nas águas do Havaí, informa o site da rede britânica BBC. O navio era comandado pelo capitão George Pollard quando atingiu um recife de corais e afundou, em […]

Arquivo Publicado em 12/02/2011, às 20h25

None

Arqueólogos americanos encontraram o navio baleeiro naufragado que pertenceu ao capitão que inspirou o clássico “Moby Dick”, de Herman Melville. Os restos do Two Brothers foram encontrados nas águas do Havaí, informa o site da rede britânica BBC.


O navio era comandado pelo capitão George Pollard quando atingiu um recife de corais e afundou, em 1823. Seu navio anterior, o Essex, foi atingido por uma baleia antes de naufragar, dando a Melville a ideia para seu famoso livro.


Apesar de a madeira do baleeiro ter desaparecido, foram encontrados arpões, ganchos de metal e caldeirões para produzir óleo de baleia.


“Encontrar restos físicos de algo que parece ter desaparecido no tempo é incrível”, diz o historiador Nathaniel Philbrick em entrevista à BBC. “Faz você perceber que as histórias são mais que histórias. Elas tratam de vidas de verdade.”


Depois que o Essex afundou, Pollard e sua tripulação boiaram no mar sem comida ou água por três meses, e recorreram ao canibalismo antes de serem resgatados.

Jornal Midiamax