Geral

Em discurso, presidente do Egito promete reformas e novo gabinete

No primeiro pronunciamento desde o início dos protestos em massa no país, o presidente do Egito, Hosni Mubarak, disse que está comprometido com reformas políticas e econômicas e anunciou que demitirá todos os ministros e que agirá para apresentar um novo gabinete ainda neste sábado (29). “Pedi ao governo para apresentar sua renúncia hoje”, afirmou […]

Arquivo Publicado em 29/01/2011, às 01h22

None

No primeiro pronunciamento desde o início dos protestos em massa no país, o presidente do Egito, Hosni Mubarak, disse que está comprometido com reformas políticas e econômicas e anunciou que demitirá todos os ministros e que agirá para apresentar um novo gabinete ainda neste sábado (29).


“Pedi ao governo para apresentar sua renúncia hoje”, afirmou ele em discurso na televisão estatal.


Durante a fala, transmitida em cadeia de TV pouco depois da meia-noite local (20h de Brasília), Mubarak no entanto disse que a população deve estar ciente dos exemplos de instabilidade em outros países e que os problemas enfrentados no Egito “não podem ser tratados por meio da violência e do caos”. O presidente classificou os protestos como  “parte de um grande plano para desestabilizar e destruir a legitimidade” do sistema político.


Pelo menos 5 pessoas morreram nesta sexta-feira (28) no Cairo, durante o quarto dia de protestos contra o governo do presidente, há 30 anos no poder.


Ao menos 870 manifestantes ficaram feridos, alguns deles a bala, muitos em estado grave. Cerca de 420 estavam hospitalizados.

Jornal Midiamax