Pular para o conteúdo
Geral

Em Corumbá, números apontam redução da dengue em relação a 2010

O número de notificações e casos confirmados de dengue diminuiu este ano em comparação com o ano passado. Nas primeiras nove semanas epidemiológicas do ano, a Secretaria Municipal de Saúde notificou 102 casos, com seis positivos. Em 2010, nas 12 primeiras semanas, o município já estava com 1.011 notificações e 195 casos confirmados. A queda […]
Arquivo -

O número de notificações e casos confirmados de dengue diminuiu este ano em comparação com o ano passado. Nas primeiras nove semanas epidemiológicas do ano, a Secretaria Municipal de Saúde notificou 102 casos, com seis positivos. Em 2010, nas 12 primeiras semanas, o município já estava com 1.011 notificações e 195 casos confirmados. A queda foi detectada também no Levantamento de Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), realizado nos dias 10 e 11 de março, que fechou com um índice de infestação predial de 2,5% na região urbana, considerado risco moderado, 1,5 acima do aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de até 1%. No ano passado, foi de 3,1%.

Este foi o segundo LIRAa do ano e, em relação ao primeiro, realizado nos dias 4 e 5 de janeiro, o aumento foi de 0,3%, sobre os 2,2%. As informações são da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, segundo a qual o levantamento apontou ainda que os maiores vilões continuam sendo os reservatórios localizados a nível de solo (A2), com 52,6%; lixo doméstico (D2), com 18,4%, e depósitos móveis – vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, etc. (B), com 15,8%. O LIRAa foi executado pelos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com apoio de soldados do Exército Brasileiro.

A coordenadora geral de Vigilância em Saúde, médica veterinária Viviane Ametlla, confirma que os números estão abaixo de 2010. “Proporcionalmente, estamos bem abaixo de 2010. Isto se deve às ações que estão sendo desenvolvidas na cidade para eliminação de focos do Aedes aegypti”, explicou, acrescentando: “Mesmo com a quantidade excessiva de chuva, que foi muito maior que no ano passado, conseguimos reduzir os números”. Ela lembra que, desde outubro de 2010, a Prefeitura mantém uma operação de combate e eliminação dos focos do Aedes aegypti, com apoio de parceiros.

“Os trabalhos estão sendo intensos e vão desde roçada de matagal, como retirada de entulho, eliminação de focos, bloqueio mecânico e, principalmente, de orientação à comunidade”, reforça Viviane, prosseguindo: “Além disso estamos com a mesma circulação viral dos anos anteriores, por isso estamos mantendo os índices com queda nas notificações. Mas, apesar de todas as ações realizadas, ainda há risco para surgimento de uma nova epidemia, se houver a entrada de um novo sorotipo na cidade. Por isso mesmo precisamos continuar atentos e a população também precisa fazer o dever de casa, eliminando os focos”.

Apesar da redução do número de casos, a coordenadora explicou que os reservatórios de água localizados a nível solo continuam sendo os principais responsáveis pela proliferação do mosquito transmissor da dengue na cidade. “As equipes do CCZ e os soldados do Exército continuam intensificando as ações, visando eliminar estes focos, orientando os moradores, mas, infelizmente, ainda constatamos que os reservatórios, que continuam sendo os principais depósitos de procriação do mosquito, seguidos do lixo doméstico e depósitos móveis, que dependem mais de uma ação da própria população”, observou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aprova projeto de combate à perda e ao desperdício de alimento

Motorista bêbado é preso com darmas na BR-267

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com inflação nos EUA e voto de Fux no radar

Mulher vai parar embaixo de caminhão após se envolver em acidente na avenida Cônsul Assaf Trad

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos disfarçava mais de R$ 600 mil em propina falando de carro: ‘motor é 3.1?’

ana portela relatório

Relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus foi aprovado por unanimidade, diz vereadora

STF faz maioria para condenar Cid por abolição do Estado democrático de Direito

vice terenos

Vice diz que aguarda Câmara para assumir Executivo de Terenos após prisão de prefeito

Últimas Notícias

Polícia

ANP interdita base ‘fantasma’ de distribuidora de combustíveis em MS

Havia a indícios de que o local servia para que outras distribuidoras burlem determinação

Brasil

Aldeias Kadiwéu no Pantanal recebem oficinas preparatórias para COP30

Conforme a organização, a iniciativa integra o projeto Vidas e Vozes Kadiwéu

Esportes

Thiago Silva marca no fim, elimina Bahia e coloca Fluminense na semifinal da Copa do Brasil

Capitão, Thiago Silva sai como herói

Trânsito

Ciclista sofre graves ferimentos em acidente com caminhonete na BR-262

Foi socorrido consciente com suspeita de fraturas nas pernas