Em corrida complicada, Button vence e Massa fica em 6º
O inglês Jenson Button parece ter uma predileção por corridas complicadas, com mudanças climáticas e diversas variáveis. Neste domingo, ele venceu o movimentado GP da Hungria, 11ª etapa da temporada da Fórmula 1. Foi a segunda vitória de Button em 2011 – antes, ele havia conquistado a caótica etapa do Canadá, em Montreal, a corrida […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O inglês Jenson Button parece ter uma predileção por corridas complicadas, com mudanças climáticas e diversas variáveis. Neste domingo, ele venceu o movimentado GP da Hungria, 11ª etapa da temporada da Fórmula 1. Foi a segunda vitória de Button em 2011 – antes, ele havia conquistado a caótica etapa do Canadá, em Montreal, a corrida mais longa da história da categoria. Em 2010, Button levou as de Austrália e China em condições semelhantes.
Como costuma fazer em suas vitórias nessas condições, Button acertou na estratégia e estava no lugar certo na hora certa. Desta vez, a conquista foi ainda mais especial: a prova é o 200ª de carreira do inglês na categoria.
A instabilidade climática e o regulamento de 2011 da Fórmula 1 proporcionaram algo raro neste domingo: uma corrida emocionante na Hungria. A pista de Budapeste, conhecida por suas provas modorrentas e sem ultrapassagens, foi palco de disputas emocionantes, ultrapassagens e saídas de pista.
Button, mais uma vez, foi quem sobreviveu em meio a tantas mudanças. Foi na Hungria, em 2006, que ele venceu pela primeira vez na Fórmula 1, com a Honda, após largar em 14º. Em outra corrida caótica.
A segunda colocação ficou com Sebastian Vettel. O alemão largou na pole, errou e perdeu a liderança para Lewis Hamilton na quinta volta. Depois, manteve-se na pista sem novas falhas e conseguiu uma importante posição na disputa pelo título.
Fernando Alonso fechou o pódio na terceira colocação, após corrida regular. O espanhol da Ferrari coneguiu mais uma vez terminar à frente de Felipe Massa na classificação – inconstante, o brasileiro chegou na sexta posição, após disputa com Mark Webber, o quinto, e Lewis Hamilton, o quarto.
Hamilton, aliás, foi o grande personagem da corrida. O inglês liderou grande parte da prova, mas rodou, errou na estratégia e ainda sofreu uma punição, ficando muito longe da briga pela vitória.
A corrida – Assim como na corrida passada, Hamilton largou da segunda posição, mas não demorou a tomar a dianteira. Enquanto na Alemanha o pole position era Webber, neste domingo ele ultrapassou Vettel. A manobra foi na quinta volta. Pressionado e com a pista lisa por conta da chuva, o alemão errou o traçado, passou da zebra, e o inglês fez a ultrapassagem por dentro.
Neste momento, Massa já havia perdido muitas posições depois de ser prejudicado por largar de posição par do grid – o lado ímpar estava mais seco em virtude da realização de corridas de outras categorias, mais cedo. Quando se recuperou e voltou a ficar à frente de Alonso, seu companheiro de equipe, o brasileiro girou na pista, quase abandonando, e voltou a cair.
A chuva foi dando trégua, e as equipes então chamaram seus pilotos para os boxes para a troca de pneus. Logo depois, Vettel perdeu a posição também para Button e ficou em terceiro, logo à frente de Webber, que havia recém-tomado a quarta colocação de Alonso.
Massa, por sua vez, buscava nova recuperação e foi quem, durante ultrapassagem, indiretamente tirou Michael Shumacher da prova. O brasileiro conseguiu a ultrapasagem sobre o ex-rival, e o alemão da Mercedes em seguida rodou na pista, sendo obrigado a abandonar a corrida.
As posições começavam a clarear, quando Hamilton perdeu o controle do carro, viu a pista ao contrário e deixou a ponta com Button. Ele até voltou a se colocar em primeiro, mas depois tomou punição por ter realizado manobra arriscada para realinhar o carro durante a rodada.
Quem comemorou foi Button, que herdou a primeira colocação e se sustentou para cruza a linha de chegada à frente sem ser ameaçado por Vettel, que viu Alonso em terceiro no retrovisor.
Notícias mais lidas agora
- ‘R$ 290 mil é café’: lobista ironiza com advogado de MS sobre valor para comprar sentença no STJ
- Indígena de 3 anos é picada por cascavel e levada em estado grave para hospital
- Comida de piranha? Como pedaço de pé foi parar dentro de tanque em Bioparque
- BNDES libera R$ 18,5 milhões de crédito para expansão da internet banda larga em MS
Últimas Notícias
Idoso de 93 anos fica ferido após ser atropelado no centro de Amambai
idoso precisou de atendimento de urgência ainda no local
Chegou o ‘Tudum’! Confira os itens que vieram na lata misteriosa de streaming
Saiba quais itens colecionáveis de séries vieram dentro da lata ‘Um Tudum Para Cada Um’
Histórico: MS teve outubro com máxima de 43,7°C e umidade de 7%, analisa Cemtec
Dos 44 municípios analisados pela meteorologia, 27 tiveram ao menos 20 dias sem chuvas no estado em outubro
Curso gratuito de formação de novos escritores abre inscrições com benefício para MS
Curso online oferece mil vagas em todo o país
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.