A cidade de Dourados está se preparando para se transformar durante o mês de julho na capital brasileira do Beisebol quando será disputado o Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto reunindo as principais equipes da região centro-oeste.

Os preparativos estão sendo feitos pela Federação de Beisebol e Softbol de Mato Grosso do Sul e pelo departamento de esportes da Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de Dourados, conhecida como Clube Nipônico.

Silvio Nasu, vice-presidente da Federação afirmou que o Campeonato Brasileiro é disputado de forma regionalizada e esta etapa de Dourados é classificatória para a final e reunirá cinco times dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e do Distrito Federal.

A primeira ação para preparar o estádio de beisebol do Clube Nipônico de Dourados para esta etapa do brasileiro foi à criação de uma escolinha para forma novos atletas. Silvio também lista como uma das mais importantes ações a obra de cobertura de uma área onde os alunos e os atletas poderão treinar durante o dia se protegendo do sol e à noite com segurança, iluminação e longe da chuva e do sereno.

Silvio Nasu e o coordenador de beisebol do Clube Nipônico Takeshi Arai receberam na manhã deste sábado a visita do deputado federal Vander Loubet (PT) que foi conhecer pessoalmente as ações da Associação Nipo-brasileira e comunicar oficialmente que uma verba de cerca de R$ 400 mil resultado de uma emenda federal está disponível na Caixa Econômica Federal.

Este dinheiro segundo Vander será destinado para a construção da quadra que terá uma área coberta de cerca de três mil metros quadrados. Este recurso, somado à contrapartida da Prefeitura de Dourados, vai possibilitar a cobertura da área de treinamento do campo de beisebol do Clube, no Jardim Flórida.

Segundo o cirurgião-dentista Nobuo Yamashita, presidente da Associação Nipo-Brasileira, os recursos já estão empenhados na Caixa Econômica Federal e dentro de pouco tempo serão liberados para a realização da obra, que é um antigo sonho da comunidade japonesa de Dourados.

Yamashita disse que a obra vai beneficiar os quase dez mil nipo-brasileiros que vivem em Dourados e que participam das atividades do Clube Nipônico, fundado em 1954. O presidente do Clube afirmou ainda que o beisebol foi a base da união da comunidade nipônica no município.

“Com a cobertura da área de treinamento vamos continuar com nosso trabalho de base na formação de novos atletas, já que três jogadores formados em Dourados participam da Seleção Brasileira. Isso faz do beisebol da nossa associação uma referência nacional”, diz o presidente.

Durante a visita que fez ao estádio de beisebol a Associação Nipo-brasileira de Dourados, o deputado Vander Loubet foi presenteado pelo vice-presidente da Federação de Beisebol do MS com uma bola como forma de reconhecimento a atenção dada pelo parlamentar ao desenvolvimento deste esporte não só em Dourados como em todo o Mato Grosso do Sul.

CAMPEONATO REGIONAL

Neste sábado e domingo o Clube Nipônico de Dourados está realizado quadragésima primeira vez seguida o Campeonato Regional de Beisebol que reúne duas equipes da Associação Nipo-brasileira de Dourados, Associação Kyoei, Laranja Lima, uma equipe de Campo Grande e outra de Cuiabá.

Este campeonato reúne quase cem atletas e possibilitará a estas equipes uma forma de preparação para o Campeonato Brasileiro que acontecerá nos dias 9 e 10, 16 e 17, 23 e 24; e 30 e 31 de julho.

Silvio Nasu disse que a Federação de Beisebol está preparando uma grande festa para recepcionar os atletas além de tratar das questões relacionadas a alimentação, hospedagem e roteiros turísticos pra os atletas e dirigentes de equipes.