A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira ter certeza de que o Brasil organizará uma bem-sucedida Copa do Mundo em 2014 e destacou que a preparação do evento contribuirá para o desenvolvimento do país, com a geração de renda, empregos e investimentos em infraestrutura.

Ela reconhece que “não é uma tarefa fácil preparar um evento dessa magnitude”, mas afirma que o Brasil terá êxito na realização da Copa, em declarações à coluna Conversa com a Presidenta, no Blog do Planalto.

“O Mundial vai contribuir para o nosso projeto de desenvolvimento, gerando empregos e aumentando a renda do trabalhador”, comentou Dilma, em resposta a uma dona de casa de Santos (SP), que expressava receio em expor o “despreparo” do Brasil ao mundo.

A governante manifestou as estimativas do Governo de que a organização do Mundial criará 330 mil novos empregos diretos e 400 mil temporários.

“O evento tornará o Brasil uma vitrine internacional – esperamos receber cerca de 600 mil turistas. No setor de infraestrutura, os investimentos chegarão a R$ 33 bilhões, com 68% de participação do Governo Federal”, declarou.

A presidente disse que esses recursos serão destinados à modernização e construção de aeroportos e portos e beneficiarão áreas como transporte urbano, segurança e saúde.

Ela usou o exemplo da Copa de 2010 para lembrar as preocupações que existiam antes, mas que o evento na África do Sul foi exitoso.

“Quanto às preocupações, lembro que durante a Copa das Confederações, realizada na África do Sul apenas um ano antes da Copa do Mundo, dizia-se que o país não conseguiria realizar as obras necessárias a tempo. No entanto, o Mundial foi considerado um sucesso”, encerrou Dilma.