Pular para o conteúdo
Geral

Dilma chega amanhã à Argentina em sua primeira viagem internacional

A presidenta Dilma Rousseff chega amanhã (31) à Argentina acompanhada de uma comitiva de ministros para uma reunião de trabalho com a presidenta argentina, Cristina Kirchner. A previsão é de que Dilma permaneça apenas 5h30 no país, mas há uma extensa agenda de assuntos a serem discutidos. Entre os temas da primeira viagem internacional de […]
Arquivo -

A presidenta Dilma Rousseff chega amanhã (31) à Argentina acompanhada de uma comitiva de ministros para uma reunião de trabalho com a presidenta argentina, Cristina Kirchner. A previsão é de que Dilma permaneça apenas 5h30 no país, mas há uma extensa agenda de assuntos a serem discutidos.

Entre os temas da primeira viagem internacional de Dilma, está uma parceria para construção de casas populares baseada na experiência brasileira do Minha Casa, Minha Vida e uma parceria para construção de dois reatores nucleares de pesquisa.

Na agenda do encontro estão ainda as discussões sobre ampliação de parcerias nas áreas de energia elétrica, de projetos de desenvolvimento social e também de tecnologia digital e investimentos no setor de mineração.

As questões comerciais terão espaço nas conversas de Dilma e Cristina Kirchner. O comércio entre Brasil e Argentina é intenso e só em 2010 registrou US$ 32,9 bilhões. A balança comercial é favorável ao Brasil.

A reunião entre as presidentas Dilma Rousseff e Cristina Kirchner dá continuidade aos encontros bilaterais periódicos mantidos entre a Argentina e o Brasil durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dilma chega a uma Argentina com eleições marcadas para o mês de outubro em que Cristina Kirchner deverá disputar a reeleição e irá ás urnas sem o apoio do marido, Néstor Kirchner, que faleceu em 2010.

O país tem passado por períodos conturbados na economia e nos últimos meses enfrentou desabastecimentos de energia e de mercadorias nas prateleiras dos supermercados. A Argentina ainda enfrenta suspeitas de ter mascarado os índices de inflação, registrando percentuais inferiores aos reais.

Durante a visita à Argentina, Dilma se encontrará com as mães e avós da Praça de Maio, associação criada há 30 anos, durante a ditadura militar (1976-1983), que cobra o paradeiro dos desaparecidos políticos e a punição dos envolvidos em tortura e assassinatos durante o período.

Com a visita a Argentina, Dilma começa o circuito do Mercosul que nos próximos meses inclui o Paraguai e Uruguai.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Últimas Notícias

Brasil

Moraes determina bloqueio de bens e contas de Eduardo Bolsonaro

O parlamentar está impedido de fazer transações financeiras, inclusive receber doações em dinheiro, via Pix

Polícia

Acidente entre moto e kombi deixa dois feridos no São Conrado

Os relatos à reportagem afirmam que este seria o terceiro acidente registrado no dia

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.