Com o intuito de “contribuir para o desenvolvimento de atitudes e de habilidades necessárias ao exercício de direitos e de deveres na relação recíproca entre o Cidadão e o Estado”, a Controladoria-Geral da União comemora, em todo país, o “Dia Internacional Contra a Corrupção – 09 de dezembro”.

Na mesma linha, com o objetivo de “promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático”, durante os anos de 2011 e 2012, realiza-se a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial.

Em Mato Grosso do Sul, a celebração do Dia Internacional Contra a Corrupção realizar-se-á juntamente com a da 1ª Conferência Regional Sobre Transparência e Controle Social de Campo Grande/MS – CONSOCIAL/Regional CRG, nos dias 8 e 9 de dezembro de 2011, na Universidade Anhanguera (UNIDERP).

A 1ª Conferência Regional Sobre Transparência e Controle Social de Campo Grande/MS foi convocada pelo governo municipal de Campo Grande e conta com a adesão de onze municípios.

Dessa forma, a ação a ser realizada nos dias 8 e 9 de dezembro, contará com representantes dos municípios de Anastácio, Bandeirantes, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, Sidrolândia e Terenos.

A CONSOCIAL/Regional CRG está sendo organizada pelas seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Campo Grande, Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo, Prefeitura Municipal de Sidrolândia, Associação Comercial e Industrial de Campo Grande – ACICG, Comissão Regional de Justiça e Paz da CNBB Oeste I, Conselho Regional de Contabilidade – CRC, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Observatório Social de Campo Grande, Universidade Federal de MS e Conselho Regional do Centro/Campo Grande. Passou também a contar com representantes da Câmara Municipal de Campo Grande, do Tribunal de Justiça e do CREA. 

Integram a esta equipe, para celebrar o Dia Internacional Contra a Corrupção, a Controladoria-Geral da União e demais membros da Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso do Sul.

São membros da Rede de Controle: Tribunal de Contas da União; Controladoria-Geral da União; Ministério Público Federal; Advocacia-Geral da União; Secretaria da Receita Federal do Brasil; Polícia Federal; Tribunal Regional Eleitoral no Mato Grosso do Sul; Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde – DENASUS; Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul; Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul; e Auditoria-Geral do Estado – AGE/MS.