Pular para o conteúdo
Geral

Deputados não descartam CPI da Saúde para investigar contratações de consultores

As contratações de consultores, efetuadas pela secretária da Saúde, Beatriz Dobashi, que se nega prestar informações mais detalhadas, preferindo que a população tenha como único parâmetro as publicações do Diário Oficial, têm movimentado os gabinetes da Assembleia Legislativa de MS. O deputado Cabo Almi, que subscreveu o requerimento solicitando informações a respeito das contra...
Arquivo -

As contratações de consultores, efetuadas pela secretária da Saúde, Beatriz Dobashi, que se nega prestar informações mais detalhadas, preferindo que a população tenha como único parâmetro as publicações do Diário Oficial, têm movimentado os gabinetes da Assembleia Legislativa de MS.

O deputado Cabo Almi, que subscreveu o requerimento solicitando informações a respeito das contrações, está aguardando a resposta que, caso não explicite os reais motivos e necessidades destes contratos, deve solicitar a instalação de uma CPI da Saúde.

Estranhamento pelas informações que não são fornecidas pela secretária Beatriz Dobashi, mesmo cobrados pela imprensa, pela Assembleia e pelos funcionários da Saúde que se sentem preteridos, motivam o deputado Alcides Bernal a solicitar que a Comissão de Saúde e Seguridade Social, presidida pelo deputado Lauro Davi, também solicite esclarecimentos, unindo forças ao pedido feito pelo deputado Pedro Kemp e subscrito pelo próprio deputado.

Baseado nas declarações do secretário-adjunto de Saúde, Eugênio de Barros de que “Essas contratações não são por falta de gente e, se tiver gente na Secretaria para tocar esses projetos específicos, eu garanto que serão muito bem-vindos”, o deputado Lauro Davi, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, pondera que “se esses consultores estiverem substituindo profissionais concursados que deixem a desejar no exercício de suas funções, a cobrança será outra. Nesse caso devemos cobrar que a Secretaria exija dos funcionários contratados por ela para uma função, que  realmente a cumpram, ou que medidas administrativas legais sejam tomadas”, conclui.

O ambiente entre os deputados é de expectativa em relação à resposta que a Secretaria de Saúde oferecerá a estes questionamentos. Se a motivação desses contratos é resolver a caótica situação da saúde aqui no Estado, promovendo cursos de capacitação, que se acompanhe esta melhoria no atendimento à população, e se explique porque a Escola Pública de Saúde Pública não atende a esta exigência, que seria o objeto de suas funções. A contratação destes consultores, da maneira arbitrária como vem sendo efetuada, sem que se dê conhecimento dos detalhes dos projetos, a que fim se destinam e qual benefícios proporcionarão, deixam a mostra apenas um gasto inexplicado num serviço público que sempre tem pecado pela sua inoperância.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
novo cybertruck campo grande 2

Patrão manda Cybertruck para funcionária e carro de R$ 1,5 milhão vira atração em Campo Grande

delegado dgpc

‘Remoções para acertar efetivo’, diz delegado-geral da PC sobre falhas em atendimentos na Deam

Jovem é agredido com mata-leão em ônibus do transporte coletivo no Taquaral Bosque

UEMS abre processo seletivo de pós-graduação exclusiva para policiais militares de MS

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

Deputado do RJ que usava loja do Flamengo em MS para lavar dinheiro tinha assessor para encobrir crimes

O milagre que ficou de fora: cura de rapaz em estado vegetativo é atribuída a Carlo Acutis em MS

Homem pede socorro na rua após ser esfaqueado pela esposa em São Gabriel do Oeste

Últimas Notícias

Cotidiano

Mato Grosso do Sul ganha 10 novos peritos do INSS para agilizar atendimentos

Novos peritos serão distribuídos em seis cidades: dois profissionais serão enviados para Aquidauana, Corumbá, Paranaíba e Sidrolândia, enquanto um perito irá para Coxim e Anastácio

Brasil

Saiba como será a retirada de botijões pelo programa Gás do Povo

Distribuição para famílias de baixa renda começa em novembro

Cotidiano

Escola de Itaporã vence prêmio nacional com projeto de educação ambiental

Projeto realizou atividades de reciclagem de papel, de culinária sustentável, feira de trocas, visitas técnicas e até podcast

Trânsito

Acidente entre carro e moto deixa trânsito na Afonso Pena parcialmente interditado

Motociclista e passageira foram encaminhados para a Santa Casa conscientes e orientados, sem ferimentos graves visíveis